O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, recebeu na tarde desta sexta-feira (24), a secretária municipal de Educação de Sapezal e professores do Instituto de Educação (IE) da Universidade, para breve reunião sobre projeto interinstitucional e outras demandas da área. A parceria no projeto objetiva a melhoria da qualidade do ensino deste município, com ações para gestão educacional, com reflexo nos indicadores e potencial para ser referência para o Estado.
O reitor da UFMT contou que o IE da Universidade desenvolve projeto de pesquisa, por meio do Observatório da Educação Básica Pública em Mato Grosso, sobre gestão educacional e suas interfaces a alguns anos. “Hoje, o professor Bartolomeu José Ribeiro de Souza, que coordena essas atividades com a equipe, nos apresentou o escopo do projeto Educa Mais que será desenvolvido junto ao município de Sapezal. Estamos abertos para auxiliar o desenvolvimento e atuar para a melhor realização”, ressaltou.
Ele complementou que a ação se mostra importante para a UFMT, como caso de sucesso, pois trata da gestão do processo educacional, desde o acolhimento dos estudantes, passando pela capacitação e qualificação dos gestores, assim como a contextualização da educação baseada na realidade do município, como na confecção dos materiais didáticos, entre outros aspectos.
Também presente no encontro, o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg) da UFMT, professor Adelmo Carvalho da Silva, falou que o projeto visa mapear e analisar as políticas públicas desenvolvidas pelo município de Sapezal. “Essa é uma parceria muito positiva para o desenvolvimento de boas práticas da gestão da escola e do ensino nesta cidade. Busca por meio de pesquisadores da UFMT, desenvolver soluções para o alcance da excelência da educação”, destacou.
Pesquisa em campo
O coordenador do Grupo de Pesquisa e professor no IE, Bartolomeu José Ribeiro de Souza, contou que as atividades do grupo acontecem desde 2012. “Estamos fazendo essa parceria com a Prefeitura Municipal de Sapezal que atende a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Plano Nacional de Educação com intuito de qualificar a área. O projeto Educa Mais Sapezal começou em 2019, mas nesse período já auxiliamos também a construção do planejamento estratégico e capacitações dos gestores escolares”, explica, complementando que o projeto vem auxiliar os índices de aprendizagem, com impacto na alfabetização, leitura, escrita e conhecimento matemático.
A secretária municipal de Educação de Sapezal, Nelci Terezinha Rauber Ansolin, destacou a importância da parceria. “ Tenho convicção de que essa parceria vai alavancar ainda mais a educação em nosso município. O projeto começa a ser executado agora em 2023, e como impactos já prevemos a melhoria da gestão educacional e nossos indicadores. Acreditamos que a UFMT como parceria abre portas para que outros projetos possam ser demandados”, destacou.
Na oportunidade, o grupo apresentou a proposta do I Encontro de Boas Práticas em Gestão Escolar de Mato Grosso, evento que será realizado na UFMT, com data prevista para os dia 25 e 26 de maio.
Também participaram da reunião a representante da Pró-reitoria de Pesquisa (Propeq) da UFMT, Maria Auxiliadora Aparecida Campos, a docente do IE da UFMT e integrante do projeto, Rosemery Petter, e a Coordenadora do Departamento Indígena e Diretora das Escolas Indígenas do município de Sapezal, Maria Margarete Noronha Valetim.
Fonte: ufmt