Durante o período tenebroso da pandemia da COVID-19, o maior problema enfrentado pela indústria, que mexeu com a vida de todo mundo, foi a falta de insumos. Agora que voltamos à normalidade, esse vilão foi substituído por um antigo conhecido nosso: os impostos.
Que fique claro: tributos são necessários para a eficiência do estado e na garantia de políticas públicas para a saúde, educação e segurança, por exemplo. O negócio é que as regras precisam ser mais claras e eficientes.
Todo mundo sabe que vivemos um caos tributário, com um sistema complicado, tanto pra quem produz, quanto pra quem consome. A boa notícia é que nunca estivemos tão próximos de chegar a um consenso no Congresso Nacional e tirar a reforma tributária do papel.
O que a indústria quer da reforma tributária?
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende a simplificação do sistema tributário, tornando-o mais racional e reduzindo os obstáculos ao bom funcionamento das empresas. Isso poque o atual sistema tributário impõe uma clara desvantagem aos produtos nacionais, tanto na competição no mercado externo quanto na própria sobrevivência no âmbito interno, diante dos importados.
O que a indústria propõe para melhorar o sistema tributário?
A solução proposta pela CNI é unificar os tributos sobre consumo, com a substituição de PIS/Cofins, IPI, ICMS, ISS e IOF por um novo imposto: o IVA. O Imposto Sobre o Valor Adicionado é um modelo usado em mais de 170 países que simplifica as regras e torna o processo transparente. Uma das consequências disso é que a gente vai deixar de pagar tributo sobre tributo – acredite, isso acontece no Brasil.
Assista também ao episódio sobre reforma tributária do Indústria de A a Z!
Esse é o Economia em 60 segundos
O Economia em 60 segundos é o podcast produzido pela Agência de Notícias da Indústria que analisa a economia, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos que vão afetar a sua vida.
Fonte: portaldaindustria