O Honda Civic Type R 2023 está entre nós. É isso mesmo. O esportivo, confirmado para o Brasil, faz uma aparição surpresa para a inauguração de uma nova concessionária da marca em São Paulo. O exemplar no showroom, mesmo totalmente camuflado, pode ser um indício de que o lançamento oficial está próximo. Veja sem o disfarce.
Ao contrário da nova geração do Civic, que chegou recentemente por aqui na carroceria sedã e com motor híbrido, a versão hardcore virá em formato de hatch com um 2.0 turbo a gasolina de 330 cv de potência e…câmbio manual! Só não espere um preço atrativo. O carro deve custar na casa dos R$ 400 mil…
No visual, o Type R 2023 traz linhas bem agressivas, com dianteira marcada por faróis de LED afilados e um capô longo que avança pela grade do tipo colmeia, deixando o hatch com cara de mau (e bem parecido com o sedã). Atrás, por sua vez, tem outra personalidade: enorme aerofólio, lanternas de LED que se unem com um filete – que não ilumina de forma inteira – difusores de ar e nada menos do que três saídas de escapamento, sendo a do meio a mais larga.
O esportivo tem 4,59 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,40 m de altura e 2,73 m de distância entre os eixos — maior em todas as dimensões se comparado com a geração anterior. Para melhorar ainda mais a estabilidade e a dinâmica, os engenheiros alargaram as bitolas dianteira (2,5 cm) e traseiras (1,9 cm). As rodas são de 19 polegadas.
O motor, como já dissemos, é o 2.0 turbinado VTEC de 330 cv — 10 cv a mais que o anterior — e ainda 42,8 kgfm de torque. A transmissão manual tem seis marchas e a tração é dianteira. Os números oficiais de desempenho não foram revelados, mas publicações no exterior já testaram o hot hatch e o 0 a 100 km/h fica na casa dos 5,8 segundos. A velocidade máxima passa dos 270 km/h.
Por dentro, o Civic Type R é dominado pela cor vermelha nos bancos esportivos, cintos, tapetes, carpete e nas costuras. Os pedais têm tom metálico, assim como a alavanca de câmbio. O volante multifuncional leva a logomarca vermelha e a tela da central multimídia de 9 polegadas é do tipo flutuante. O som é de grife: Bose.
A vida do Civic Type R não será fácil. Isso porque a Toyota também confirmou que irá trazer ao Brasil o Corolla GR, hatch esportivo preparado pela divisão Gazoo Racing. Traz motor 1.6 turbo capaz de entregar mais de 300 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Além disso, o carro virá com tração integral e transmissão manual de seis marchas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews