F1: Williams afirma que FW45 é “filosoficamente uma evolução”


Na última segunda-feira (6), a Williams fez o lançamento do FW45, carro que vai disputar o campeonato de 2023 da Fórmula 1. Ano passado, o time britânico encerrou o campeonato na última posição, marcando apenas oito pontos. 

Há cinco temporadas a equipe ocupa as últimas posições da competição. Sendo assim, visando mudar o retrospecto ruim, a Williams contratou James Vowles, ex-estrategista chefe da Mercedes, para assumir a posto de chefe de equipe. 

Além disso, o time espera ter resolvido muitos dos problemas do FW44, um carro que sofria com a tração nas freadas e na saída das curvas e também precisou fazer mudanças na pintura, pois estava acima do peso. Dave Robson, chefe de desempenho da Williams, aponta que o novo modelo é mais uma evolução do que uma revolução do antigo. 

“Filosoficamente é uma evolução. Obviamente, as mudanças de regulamentação no assoalho dominam parte dele, e então acho que a outra coisa que você achará mais óbvia é uma atualização no pacote do sidepod, que é uma evolução do que fizemos para o Pacote de atualização de Silverstone em 2022”, explicou Robson ao Motorsport. 

“Estávamos um pouco constrangidos pelo layout do radiador e não queríamos mudar isso completamente. Então, tivemos a oportunidade de trabalhar nisso e colocar as coisas um pouco diferente. Eles são, provavelmente, as principais mudanças visíveis. Mas, filosoficamente, é uma evolução”, afirmou. 

Procurando resolver o problema nas curvas de baixa velocidade, Robson apontou: “As curvas de baixa velocidade e alta pressão aerodinâmica foram certamente importantes para nós em termos de como especificamos o carro”, ressaltou. 

“Acho que muito disso é sobre suas características e como os pilotos podem utilizar o downforce que ele possui. Trabalhamos muito em cima disso. Definimos algumas metas”, concluiu. 

O FW45 poderá ser visto em ação de fato a partir do dia 23 deste mês, quando se inicia o período de pré-temporada no Bahrein, que se estende até o dia 25. Na semana seguinte, no mesmo local, ocorre a primeira corrida do ano. 

Fonte: f1mania

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