SENAI-PE lança Cluster de Inovação Industrial para o Agronegócio


Iniciou de fevereiro começou bombando na Indústria. Nesta semana, as federações destacam ações voltadas para inovação, tecnologia, saúde e, principalmente, educação.

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz, toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados! Vem com a gente!

Novidade em transformação digital: SENAI-PE lança Cluster

O SENAI-PE lançou, nesta quarta-feira (1), o Cluster de Inovação Industrial para o Agronegócio. Localizado em Petrolina, coração do Vale do São Francisco, o novo equipamento irá permitir a aproximação de empresários de todos os portes às evoluções tecnológicas. Além de promover a integração com outros estados e fortalecer a imagem do País no cenário internacional.

Capitaneado pelo Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), o novo equipamento contará com a contribuição de parceiros da indústria, governo, academia, empreendedores e investidores.

O Cluster de Inovação Industrial para o Agronegócio, localizado em Petrolina, fará parte de um Cluster Nacional. O equipamento já vem sendo chamado de ‘supercluster’ por representantes dos mais de 10 países que estão participando do workshop desde a última segunda-feira (30). Mais informações sobre a abertura, estão no site da FIEPE.

RESULTADOS: SESI-MS abriu processo seletivo com 46 vagas de gratuidade na educação básica

O SESI-MS abriu processo seletivo com vagas remanescentes de gratuidade na educação básica para o ano letivo de 2023. São ao todo 46 vagas gratuitas disponíveis para educação infantil, ensino fundamental e Médio, distribuídas entre seis unidades espalhadas pelo estado.

As vagas são destinadas a estudantes cuja família comprovasse condição de baixa renda (até meio salário-mínimo por pessoa da família ou três salários-mínimos de renda familiar total). O período de inscrição foi de 30 de janeiro até 2 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir de amanhã, 4 de fevereiro. Leia mais notícias no site da FIEMS.

De aluno do SENAI Bahia a coordenador de Educação SESI-SENAI-IEL de Rondônia

O atual coordenador de Educação Básica e Profissional do Departamento Regional de Rondônia, Jair Coelho Santiago, começou essa história muito antes. Aos 16 anos, se matriculou no curso de Eletricidade e tinha como filosofia a certeza de que estudar é uma das principais ferramentas para qualquer pessoa crescer na vida.

De acordo com Coelho, ao completar o segundo curso na área Elétrica. Na mesma época, o SENAI Nacional criou um programa para melhorar o nível dos instrutores e ele foi um dos escolhidos para ser facilitador no Programa.

De instrutor, Coelho passou a exercer a função de coordenador de curso. Passados poucos anos, ele foi aprovado em processo seletivo interno para trabalhar na unidade de Camaçari-Bahia onde atuou na função de instrutor III. Acabou retornando para a unidade de origem para ser gerente, também aprovado em processo seletivo interno.

Em seguida, veio a transferência para uma escola SENAI localizada no extremo sul da Bahia para atender demandas de uma indústria de papel e celulose com três mil funcionários. Hoje, depois de várias experiências, ele é coordenador de educação do SESI-SENAI-IEL de Rondônia. Quer saber mais detalhes da vida do Jair Coelho? Acesse o site da FIERO.

Creche do SESI-AM abre suas atividades de 2023

A manhã deste 1º de fevereiro foi marcada pelo retorno das atividades da creche da Escola SESI Francisco Garcia, no Amazonas.

Ao todo foram recepcionadas mais de 450 crianças, de quatro meses a três anos. De acordo com a gestora Sinthia Cavalcante Medeiros, a maioria dos alunos é novatos.

“Estamos recebendo com muita alegria crianças que, pela primeira vez, estão saindo do seu território familiar para interagir e se integrar com os demais colegas, com o corpo pedagógico e o corpo técnico”, disse, ao acrescentar que apesar dos desafios da adaptação escolar as expectativas são as melhores possíveis. Mais detalhes no site da FIEAM.

ATÉ DOMINGO! SESI-TO abre processos seletivos para professores de Português e Geografia em Araguaína, e de Matemática em Gurupi

O SESI-TO abriu os primeiros processos seletivos de 2023, com três vagas para professor de Português e Geografia, na Escola SESI de Araguaína, e de Matemática na escola de Gurupi. As inscrições podem ser feitas até dia 05 de fevereiro

Os interessados nas vagas devem ter ensino superior completo nas áreas afins de cada vaga: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Letras com habilitação em Letras-Português, e Licenciatura em Geografia.

Os interessados em participar destes Processos Seletivos devem acessar o site do SESI-TO, no link Trabalhe Conosco e candidatar-se às vagas.

Hub da Indústria do DF é oficialmente lançado

Na noite dessa quinta-feira, 26 de janeiro, empresários da indústria local reuniram-se no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, para o 1º Encontro do Hub da Indústria do DF. A ocasião marcou o lançamento oficial do projeto e o início da fase de capacitações. Além de micro e pequenos industriais, compareceram ao evento representantes do ecossistema de inovação e autoridades.

O Hub da Indústria do Distrito Federal tem como objetivo promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. As empresas atendidas participarão de atividades para o uso estratégico de tecnologias digitais aplicadas aos negócios. Saiba mais detalhes no site da FIBRA.

T&D Sustentável, que promove economia hídrica, vence Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2022

Vencedora do Prêmio FIRJAN de Sustentabilidade, na categoria Águas e Efluentes, a T&D Sustentável apresentou o projeto Sistema de Economia de Água (SEA), que nasceu em Macaé e já está presente em 33 municípios de nove estados. O SEA é um modelo de gestão de recursos hídricos que atua integrando serviços e tecnologias próprias, na otimização do consumo de água.

“O nosso sistema reduz o consumo dos clientes das concessionárias de água. Nossa equipe implementa o sistema em empresas ou condomínios residenciais e consegue reduzir em 30% o consumo e o custo. O cliente não paga nada para contratar, nós recebemos um potencial de sucesso da economia obtida”, explica Camillo Ramon Torquato, cofundador e CEO da T&D Sustentável.

Detecção de vazamentos, diagnóstico funcional, conscientização coletiva, gestão de contas, monitoramento em tempo real e relatórios mensais, são algumas das 18 ações oferecidas pela T&D. Mais detalhes no site da FIRJAN.

Como participar do Brasil Indústria?

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected].

Fonte: portaldaindustria

Anteriores Não contrato “preto, gordo, petista, feminista e viado”, diz cabeleireiro acusado de discriminação
Próxima Ano letivo: Justiça determina que pais matriculem filhos na escola