Pat Symonds, diretor técnico da Fórmula 1, falou sobre as possíveis mudanças nos regulamentos técnicos de 2026. Para ele, aumentar o downforce dos carros tornará as ultrapassagens menos óbvias na F1 comparado com a atual configuração do sistema DRS.
Symonds acredita que em 2026 haverá ainda mais disputas entre os carros da F1. Existem críticas ao sistema DRS com os regulamentos atuais e algo terá que mudar, mas dificilmente desaparecerá segundo o diretor técnico da Fórmula 1. Um ajuste precisa ser feito para obter o resultado ideal na pista.
Mais downforce será necessário
“DRS é redução de arrasto. O que sempre achei que deveríamos fazer é aumentar o downforce. Para poupar o carro de trás? Sim, ele perde um pouco de arrasto, mas o que realmente mantém é o fato de ter perdido downforce”, disse Symonds durante o evento Autosport International.
Parece que a ideia é começar a aumentar o downforce para permitir mais disputas na pista. O downforce deve ser o mesmo de quando o carro da frente não estava lá. Atualmente, as ultrapassagens são facilitadas com o sistema DRS e muitos especialistas são veementemente contra. Symonds destaca que a briga que antecede a ultrapassagem é muito mais interessante do que a própria ultrapassagem. A ideia, portanto, é que aumentar o downforce tornará as ultrapassagens menos óbvias.