Os novos regulamentos sobre as unidades de potência que entrarão em vigor a partir de 2026, devem tornar mais fácil para novos fabricantes desempenhar um papel significativo na Fórmula 1 imediatamente. É o que disse Pat Symonds, diretor de assuntos técnicos da Fórmula 1, na feira Autosport International em Birmingham.
A Fórmula 1 está apresentando novas regras para as unidades híbridas V6 para a temporada de 2026. Isso colocará mais ênfase na energia elétrica e nos combustíveis renováveis, tudo para atender aos desejos da organização da F1 de ser neutra em emissão de carbono até 2030. A Audi ingressará na Fórmula 1 em 2026, enquanto a Porsche também já manifestou interesse e estuda algumas possibilidades, depois das negociações sobre uma parceria com a Red Bull terem fracassado. Enquanto isso, a Andretti Global também quer ingressar na F1 junto com a General Motors, através da Cadillac.
Os regulamentos atuais da unidade de potência são bastante complicados, dificultando que possíveis fabricantes novatos na categoria obtenham bons resultados imediatamente. Os anos difíceis da McLaren-Honda entre 2015 e 2017 são uma prova disso. Symonds afirmou que as novas regras devem facilitar a criação de condições equitativas para novos fabricantes.
É importante para Symonds nivelar um pouco o campo de jogo nessa área, já que marcas como Audi, Porsche e Cadillac já se apresentaram para participarem da F1. O britânico também afirmou que há mais interessados, mas não quis citar nomes. Tudo o que ele diz é que será bom ter esses nomes na categoria. Ele também é favorável à chegada de novas equipes, como a Andretti-Cadillac, e também de novos fabricantes de motor.