F1: “É tudo sobre dinheiro”, comenta Andretti sobre a resistência do grid na entrada de uma nova equipe


Na semana passada, a Andretti deu mais um passo e anunciou uma parceria com a General Motors e com a Cadillac para a entrada na F1. A empresa norte-americana não mede esforços para entrar na categoria, mas se depara com certos percalços. 

O principal impasse está relacionado com a resistência das outras equipes do grid em aceitar uma nova concorrente. Isso porque teoricamente a receita que cada time recebe ao final da competição seria reduzida, uma vez que a “bolada” de dinheiro fosse dividida entre 11 e não mais 10 partes. 

Na temporada de 2021 foi acordado que novos participantes na competição deveriam investir US$ 200 milhões [cerca de R$ 1 bilhão] para balancear o orçamento e compensar a perda de receita das outras equipes existentes. Embora a Andretti possa arcar com essa quantia, a resistência dos times atuais permanece. 

Em conversa com a Revista Forbes, Michael Andretti, presidente e diretor-executivo da Andretti Global, comentou sobre a situação: “É tudo sobre dinheiro. Primeiro, eles acham que vão perder um décimo de seu prêmio em dinheiro, mas também ficam muito gananciosos, pensando que também vamos levar todos os patrocinadores americanos”, argumentou. 

“É tudo sobre ganância e olhar para si mesmos e não para o que é melhor para o crescimento geral da categoria.”

Vale lembrar que as equipes não têm um poder oficial sobre a determinação de quem entra ou não no esporte, mas suas opiniões têm grande influência no paddock. Pelo lado da FIA, o presidente Mohammad Ben Sulayem afirmou que há espaço suficiente no grid para mais equipes. 

“Essa é a diferença entre a posição do presidente Mohammad e a posição dos donos de equipe”, explicou Andretti. “Na Fórmula 1, os proprietários cuidam de si mesmos, não do que é melhor para a categoria. O presidente Mohammad está cuidando do futuro do esporte. Mohammad entende. Ele é um piloto e entende que a categoria precisa ter uma ou duas equipes a mais”, concluiu. 

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