5 alimentos que aumentam o risco de câncer colorretal, segundo este especialista


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

Aqui está algo para refletir: o que está no seu prato pode estar aumentando o risco de câncer colorretal. Antes associado principalmente a adultos mais velhos, a incidência da doença vem aumentando constantemente entre os mais jovens desde os anos 1990. Os casos de câncer colorretal, o terceiro tipo mais letal da doença, cresceram 80,3% no Brasil entre 2015 e 2023, segundo uma análise do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). O levantamento, baseado em dados de diagnósticos e atendimentos realizados por planos de saúde, revela um cenário preocupante para os 51,5 milhões de brasileiros que contavam com assistência privada em novembro de 2024.

“Embora ninguém saiba ao certo por que estamos vendo esse aumento alarmante de cânceres em pessoas mais jovens, muitas pessoas sugerem — e as pesquisas mostram — que talvez isso esteja relacionado ao que estamos comendo”, disse a Dra. Karen Zaghiyan, cirurgiã colorretal certificada, no TikTok, onde detalhou os cinco alimentos que aumentam o risco de câncer colorretal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Carnes Vermelhas

Os médicos há muito tempo têm ressalvas sobre a carne vermelha — e não é apenas por causa do colesterol. Segundo Zaghiyan, consumir regularmente carne bovina, vitela, cordeiro ou porco pode aumentar o risco de câncer colorretal em 18%. “Não sabemos qual seria uma quantidade segura, e se você estiver grelhando sua carne, ou seja, cozinhando-a sobre uma chama, isso aumenta ainda mais o risco”, afirmou ela no TikTok, que já acumulou mais de 792 mil visualizações. O Dr. Cedrek McFadden, também cirurgião colorretal, reforçou o risco ao The Post. “Consumir muita carne vermelha ou processada pode aumentar seu risco. Adicione mais frutas, verduras e grãos integrais ricos em fibras ao seu prato”, ele disse. Um estudo de outubro de 2024 sugere que o ferro da carne vermelha reativa a telomerase, uma enzima que alonga as extremidades dos cromossomos de DNA, promovendo a progressão da doença.

Carnes Processadas

Aquela carne processada que você coloca no seu sanduíche pode estar fazendo mais mal do que bem. Carnes processadas, como salsichas, cachorro-quente, bacon, pepperoni e presunto, são geralmente salgadas, curadas, defumadas ou quimicamente preservadas para prolongar sua validade — mas isso também tem um preço. “Elas aumentam o risco de câncer colorretal em 15% a 35% se você consumir uma porção por dia”, disse Zaghiyan. “Quanto menos você consumir, melhor — não há uma quantidade segura definida.” Um estudo de março de 2024 sugere que a genética pode ter um papel. Pesquisadores descobriram que pessoas que consumiam mais carnes vermelhas ou processadas tinham um risco 30% a 40% maior de câncer colorretal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Bebidas Adoçadas com Açúcar

Se você é um amante de refrigerantes ou sucos, pode ser hora de repensar esse hábito diário. “Essas bebidas são artificialmente adoçadas com xarope de milho rico em frutose e sacarose frutose, e o consumo dessas substâncias tem sido associado ao desenvolvimento de câncer colorretal”, disse Zaghiyan. Um estudo de 2021 encontrou que pessoas que bebiam duas ou mais porções de bebidas adoçadas com açúcar por dia eram mais do que duas vezes mais propensas a desenvolver câncer colorretal antes dos 50 anos.

Álcool

Da próxima vez que você abrir uma cerveja, servir uma taça de vinho ou degustar seu destilado favorito, pense duas vezes. O álcool não é apenas um lubrificante social — é a terceira principal causa prevenível de câncer nos EUA, perdendo apenas para o tabaco e a obesidade. “Esse risco é especialmente elevado em pessoas que consomem álcool diariamente, mas não há uma quantidade segura”, disse Zaghiyan. O consumo excessivo de álcool pode levar ao ganho de peso, o que está associado a um risco maior de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo o colorretal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Alimentos Ultraprocessados

Más notícias para seu junk food favorito — esses lanches ultraprocessados, cereais e produtos assados podem estar contribuindo para um risco maior de câncer colorretal. “A razão para a associação aumentada com várias condições intestinais e câncer colorretal é devido à existência de emulsionantes, adoçantes artificiais e vários aditivos adicionais como corantes alimentares que estão presentes nesses alimentos”, disse Zaghiyan. Um estudo de 2022 descobriu que homens que consumiam grandes quantidades de alimentos ultraprocessados tinham um risco 29% maior de desenvolver câncer colorretal em comparação com aqueles que consumiam menos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Projeto Camaradinha Aruandê terá oficinas gratuitas de capoeira, trança nagô e outras atividades
Próxima Elon Musk nega interesse em adquirir as operações do TikTok nos Estados Unidos