Prestes a completar 90 anos de vida, grande parte dedicados à escrita e ao desenho, Ziraldo presenteia os leitores com uma série de personagens inesquecíveis e que atravessam gerações. Neste Dia das Crianças, o cartunista, jornalista e escritor lança uma exposição inédita e gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília (DF) e uma série animada na Netflix sobre um dos seus personagens mais famosos e atemporais: O Menino Maluquinho.
Os dois projetos têm em comum o desejo do autor e da família dele de atualizarem a obra para um público cada vez mais conectado. Na exposição, por exemplo, as crianças podem ilustrar personagens, escolher a roupa deles ou brincar de pisque-esconde por meio de três grandes ambientes, projetados digitalmente.
“O papai tem uma relação bem difícil com isso: ele está vendo o livro escorrer das mãos e ser substituído pelas telas. Mas eu acho que a gente sente que ele pode estar presente de uma maneira muito especial, muito particular, nas telas, engajando a criança inteiramente, não só individualmente. Essa exposição é uma oportunidade de trazer Ziraldo pras telas de forma integral”, conta Daniela Thomaz, filha de Ziraldo, que assina a curadoria com Adriana Lins, sobrinha do artista.
Ver essa foto no Instagram
Para além do Menino Maluquinho, quem conferir a atração vai mergulhar em outras obras do artista, como Flicts, primeiro livro infantil ilustrado pelo escritor para o público infantil em 1969, Turma do Pererê, iniciado em 1958, entre outros.
“Eu estava fazendo as contas: quem leu Pererê com 10 anos está com 71 anos. Quem leu Flicts com 10 anos está com 63 anos, sou eu. Quem leu Maluquinho com 10 anos tá com 40 e poucos. Faltou o Pasquim. Quem ficou com louco pelo Pasquim também está com 50, 60, 70 anos. Enfim, assim por diante. Então, o Ziraldo tem essa capacidade de ser do afeto de geração atrás de geração”, opina Daniela, sobre a contemporaneidade do pai.
Série da Netflix
No seriado que estreia nesta quarta (12/10) na Netflix, o Menino Maluquinho vê a vida mudar completamente com o divórcio de seus pais. A mãe conseguiu um emprego em uma nova cidade, e seu pai se mudou para lá também para ficar perto deles. Então, agora, o jovem não está apenas em um mundo totalmente novo, mas tem duas casas.
Ao Metrópoles, o cartunista Ziraldo falou sobre a nova fase de seu personagem mais famoso.
“A importância da nova versão é a necessidade premente do personagem se atualizar sempre. Já se passaram 42 anos desde sua criação e o mundo nunca mudou tanto nem tão rápido quanto nesses últimos anos. O Maluquinho tem que estar conectado com essa evolução”, garante o cartunista, que está prestes a completar 90 anos.
Parte dessa evolução é o uso da animação, já que O Menino Maluquinho já teve versões em live action: dois filmes (19985 e 1997) e uma série com Felipe Severo, Pedro Saback e Fernando Alves Pinto no papel principal.
0
Mundo Zira – Ziraldo Interativo
De 12 de outubro a 18 de dezembro, no CCBB Brasília (SCES, Trecho 2, na Galeria 3 e no pavilhão de vidro). Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca, após emissão de ingresso pelo site. Classificação indicativa livre