Na visão do presidente ucraniano, a “decisão” de ir ao encontro do BRICS e se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, “é de Lula”, mas isso seria um erro.
“É decisão dele reunir-se com Putin ou não. Mas isso seria um grande erro porque nós temos que isolar Putin politicamente. Ele precisa sentir que cometeu erros históricos ao atacar a Ucrânia e iniciar a guerra. E quando um líder se reúne com ele, dá legitimidade. Acho que isso é um grande erro”, afirmou Zelensky em entrevista à CNN Brasil nesta quinta-feira (18).
A mídia diz que a afirmação de Zelensky foi uma resposta a uma pergunta sobre como ele via a viagem de Lula para a cúpula do BRICS, depois de o líder brasileiro não ter atendido diversos convites para visitar a Ucrânia.
Até o momento, Brasília defendeu a posição de neutralidade, na qual conversa com os dois lados. Vale lembrar que o Brasil é um dos países fundadores do BRICS, e as autoridades brasileiras iriam em uma cúpula do grupo independentemente de onde estivesse sendo realizada.
“Ficarei feliz em vê-lo na Ucrânia. Vou convidá-lo para vir. Mas serei inteligente e o convidarei para a cúpula da paz, antes do BRICS. Primeiro ele se encontraria conosco”, disse Zelensky.
O líder ucraniano afirmou esperar que Lula “venha em junho, para se encontrar comigo e com o presidente da Suíça na cúpula. Esse é o lugar onde teremos a possibilidade de conversar”, complementou.
A cúpula do BRICS acontecerá em outubro, na Rússia. Em fevereiro, o Palácio do Planalto emitiu uma nota confirmando a ida do presidente Lula ao evento, conforme noticiado.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil