Zeekr X vs Volvo EX30: semelhanças e diferenças entre os SUVs irmãos


O Zeekr X terá pré-venda aberta no Brasil em setembro e as primeiras unidades serão entregues entre outubro e novembro, marcando o início das operações da marca chinesa no Brasil — ao lado do crossover 001. Porém, muitas coisas que virão no SUV elétrico, você já conhece do Volvo EX30. E Autoesporte lista cinco detalhes semelhantes e quatro diferenças entre os dois modelos.

A Geely é um dos maiores grupos automotivos do mundo, e marcas como Volvo e a novata Zeekr — criada em março de 2021 — fazem parte deste conglomerado da gigante chinesa, por isso há muitas coisas em comum entre elas. Então vamos começar essa matéria falando sobre os pontos semelhantes.

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1) Plataforma

O Zeekr X e o Volvo EX30 compartilham a plataforma, a Sustainable Experience Architecture, também conhecida como SEA. Essa estrutura apresentada pela Geely em 2020 é bem moderna e otimizada para receber cabos mais finos e reduzir peso. Além disso, suporta recargas ultrarrápidas com arquitetura baseada em 800 V.

A marca nasceu como uma espécie de divisão elétrica da Lynk & Co, fabricante sueca com raízes chinesas, que produz carros híbridos e elétricos. Com a intenção de criar uma empresa dedicada apenas aos elétricos, sem qualquer tipo de motor a combustão auxiliando, a Zeekr acabou herdando o projeto 001 da Lynk & Co., que também usa a plataforma SEA. Desde então, todos os seus veículos são feitos sobre essa estrutura.

2) Baterias

A dupla também compartilha o pacote de baterias. A opção de entrada do EX30 traz baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 51 kWh com 250 km de autonomia, enquanto as outras são de níquel-cobalto-manganês (NMC) de 69 KWh com 338 km de alcance. Os números são do Inmetro. O Zeekr X tem esse mesmo conjunto de 69 kWh e o alcance declarado é de 440 km no ciclo europeu WLTP. Vale ressaltar que no ciclo WLTP esse mesmo EX30 tem 480 km de autonomia.

3) Minimalismo

Assim como acontece no EX30, o Zeekr X tem uma pegada totalmente minimalista por fora e, principalmente, por dentro, onde praticamente não há botões físicos. Além disso, o desenho interno dos SUVs são bem semelhantes e os volantes têm o mesmo formato.

4) Ajustes dos retrovisores

Assim como no EX30, nem os ajustes de espelhos retrovisores foram mantidos por peças físicas. A Zeekr levou realmente o minimalismo a sério, assim como a Volvo. Para ajustar os espelhos é preciso clicar em um ícone com imagem de retrovisor no canto esquerdo da tela da central multimídia. Ao selecionar o lado desejado, os ajustes são feitos pelo volante multifuncional, que tem comando com setas, exatamente igual ao EX30.

5) Preços

O Zeekr X ainda não tem preço definido para o Brasil, porém, de acordo com apurações da Autoesporte, o SUV elétrico deve ficar entre R$ 280 mil e R$ 300 mil. Portanto, preços bem próximos aos do EX30 que tem sua versão topo de linha, a Ultra, por R$ 293.950.

1) Dimensões

Apesar de ter a mesma plataforma, o SUV da Zeekr tem dimensões bem maiores, pois a estrutura é bem modular. São 4,43 metros de comprimento, 2,03 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 metros de entre-eixos. Já o EX30 tem 4,23 m de comprimento (-20 cm), 1,83 m de largura (-20 cm), 1,54 m de altura (- 3 cm) e 2,65 m de entre-eixos (- 10 cm).

2) Visual

O visual é bem diferente. Enquanto o EX30 tem um desenho mais suave, o X segue uma linha bem mais geométrica.

Na dianteira, a linha de cintura do SUV chinês é bem alta e os faróis de LED são afilados nas extremidades do capô. Os para-choques também seguem linhas geométricas deixando o SUV com um design mais agressivo. As laterais têm maçanetas embutidas na carroceria e traseira seguindo uma forma mais arredondada. As lanternas de LED também são mais finas e quase interligadas, isso por conta da nomenclatura Zeekr com efeito 3D que separa as duas peças.

3) Motor

O EX30 com dois motores chega ao Brasil somente no ano que vem. Por enquanto o modelo sueco é oferecido apenas com um motor elétrico no eixo traseiro, que entrega 272 cv de potência e 35 kgfm de torque. Sua marca de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos. O X já será vendido com dois motores (um em cada eixo), por isso, é bem mais potente e arrisco do que o irmão: são 428 cv e 55,3 kgfm. O tempo para ir de 0 a 100 km/h fica em 3,8 s.

4) Abertura das portas

Já mencionamos que o X tem maçanetas embutidas na carroceria, enquanto no EX30 as peças são as padrões. Para entrar nos bancos traseiros do X, basta apertar um botão que está na coluna C do SUV que a porta destrava a avança uns 10 cm para o passageiro ter acesso ao carro.

Já nas portas dianteiras o recurso é ainda mais tecnológico. Ao apetar o botão na lateral da porta, ela se abre por completa automaticamente. Caso, por exemplo, houver algum objeto próximo do carro, o sistema consegue reconhecer e a abertura é feita até onde for possível, evitando uma colisão. Porém, essa tecnologia ainda não está confirmada para o Brasil.

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Fonte: direitonews

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