A Zeekr está bem próxima de estrear no Brasil com o sedã elétrico 001, que será lançado em setembro. Além dele, a marca chinesa confirmou a chegada do X, SUV que roda em testes e deve surgir ainda em 2024. Mas agora, há mais um modelo em potencial que deve chegar ao mercado nacional no ano que vem: o Zeekr 7X.
O SUV médio, lançado na China em agosto, é um modelo elétrico com proposta global que, segundo a fabricante, deve chegar em mercados internacionais dentro de um ano. É feito sobre a plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) da Geely, a gigante que também é dona da Volvo.
O Zeekr 7X tem porte médio e capacidade para levar até cinco ocupantes, com porta-malas de 610 litros. Nas medidas, são 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,65 m de altura e 2,92 de entre-eixos.
Em termos de design, o 7X segue a linguagem visual de outros modelos da marca, como o 007, também previsto para chegar ao Brasil em 2025. Na dianteira, o destaque vai para os faróis conectados por uma barra luminosa logo abaixo do capô encorpado. A solução é parecida na traseira, que traz lanternas interligadas.
No geral, as linhas do SUV são bem marcadas, mas o estilo é minimalista com um toque futurista, graças aos vincos na carroceria. Esse visual é bem evidenciado no design da traseira, com os cortes na tampa do porta-malas. Já as rodas com acabamento em preto podem ser de 19 ou 20 polegadas, a depender da versão.
Na cabine, o Zeekr 7X traz um acabamento sóbrio, mas refinado. Há materiais sensíveis ao toque no painel e portas, mas também alguns elementos gráficos. Entretanto, o grande destaque é o conjunto de telas. A central multimídia é bem grande e comporta a maioria dos comandos do carro, tanto que há poucos botões logo abaixo. O painel de instrumentos é curvo.
Algo interessante é que, para ajudar no espaço, o seletor do câmbio foi parar na coluna atrás do volante, algo similar ao que acontece nos modelos da Mercedes-Benz, por exemplo. O 7X será equipado com um conjunto de sensores Lidar, mesmo que equipa os carros da Volvo.
Na segunda fileira, os passageiros se beneficiam com uma espécie de mesa (que mais parece as bandejas dos aviões), além de aquecimento e ventilação nos bancos, que podem ser comandados por uma tela no apoio do braço. No mais, há um teto solar panorâmico.
O Zeekr 7X é equipado com dois motores elétricos, um no eixo traseiro (com 421 cv) e outro dianteiro (224 cv). A potência combinada é de 645 cv, mas o torque não foi divulgado. Com isso, a fabricante crava um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de 3,8 segundos. Entretanto, na China, o SUV também terá uma versão com motor único.
O Zeekr 7X pode ter um pacote de baterias de 75 kWh e 100 kWh. No primeiro, o conjunto chamado Golden Brick de lítio e fosfato ofertam uma autonomia de 605 km, no ciclo de medição chinês (CLTC). Segundo a Zeekr, pode recuperar de 10 a 80% da capacidade em cerca de 10 minutos. Já o pacote maior usa uma bateria de níquel-manganês-cobalto (NMC), a mesma que equipa o Zeekr 007. No ciclo CLTC, são 780 km de autonomia.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews