Zeekr 007 terá bateria que aguenta frio polar, fogo e carrega em 15 minutos


A Zeekr já confirmou que os modelos X e 001 serão os primeiros carros da marca a chegar ao Brasil, com pré-venda iniciada em setembro e as primeiras entregas acontecendo entre outubro e novembro. Outro modelo elétrico, o Zeekr 007, chega ao Brasil em 2025 e pode vir com um conjunto de baterias extremamente eficientes e resistentes.

O cupê, lançado em dezembro do ano passado, é o primeiro carro da marca a ter a chamada Golden Battery, um conjunto de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 75,6 kWh e 800 V com capacidade de carregamento ultrarrápido. Pode aceitar potências de até 500 kW. Nessa condição, recupera de 10% a 80% em apenas 15 minutos. Isso significa autonomia de até 500 km.

Na configuração do 007 equipada com essa bateria, a autonomia é de 616 km pelo ciclo chinês CLTC. O motor elétrico fica na traseira e entrega 421 cv de potência e 44,9 kgfm, que levam o modelo de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.

Vale destacar que o Zeekr 007 também tem outras versões com baterias maiores de 100 kWh e outro motor na dianteira que eleva a potência para 646 cv e 72,4 kgfm. A marca de 0 a 100 km/h é feita em impressionantes 2,8 segundos. Já a autonomia é de 870 km e tem as mesmas capacidades de recarga, porém, as baterias são feitas justamente de níquel-manganês-cobalto (NMC).

Seja qual versão vier para o Brasil, é sempre bom ressaltar que, pelo Inmetro, esses números certamente serão bem menores do que os divulgados no alcance do ciclo chinês.

Com 4,85 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,45 m de altura e 2,92 m de entre-eixos, o Zeekr 007 fica entre um sedã médio e grande.

De acordo com a Zeekr, essas baterias de LFP passaram por uma série de testes para provar sua eficiência, e elas devem surgir em outros carros da marca e de outras do Grupo Geely, como Volvo e Polestar, por exemplo.

A empresa afirma ainda que esse conjunto de baterias passou por testes extremos, como encarar fogo e temperaturas de 1.000 °C sem explodir mesmo após 240 segundos, média muito acima do padrão nacional chinês, de 130 segundos. Além disso, ficou exposta a uma temperatura de -45°C por oito horas e não foi danificada, segundo a empresa.

E não para por aqui: a Zeekr também amarrou o conjunto de baterias em uma corda e arrastou por 3 km sem danificá-las. Em outros testes, um rolo de 22 toneladas passou por cima do pacote. Por fim, derrubaram um conjunto de 710 kg a 10 metros de altura com um guindaste. Em nenhum caso, houve fogo, fumaça ou explosão.

Outra vantagem é que as baterias não utilizam materiais como cobalto e manganês, que são minérios extraídos de forma mais agressiva ao meio ambiente.

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Fonte: direitonews

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