Zeekr 001 FR: esportivo elétrico de 1.265 cv é flagrado no Brasil


Lançado no Brasil no final de 2024, o Zeekr 001 deverá ter portfólio ampliado por aqui com a chegada de mais uma versão. Hoje comercializado nas variantes Premium e Flagship, o modelo acaba de ser flagrado no porto de Vitória (ES) na configuração de alto desempenho FR. A versão se destaca pela performance surpreendente e combina quatro motores elétricos para entregar nada menos que 1.265 cv de potência.

Rival direto do Tesla Model S Plaid, o 001 FR promete acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,07 segundos, com velocidade máxima limitada de 280 km/h. Além dos 1.265 cv, o conjunto de motores entrega impressionantes 130,5 kgfm de torque. Para lidar com tamanho poderio, o modelo conta com sistemas próprios de resfriamento a óleo em cascata e motores traseiros revestidos em fibra de carbono.

Segundo a Zeekr, toda a tecnologia embarcada é fundamental para manter o funcionamento do carro suave e, ao mesmo tempo, seguro. Não à toa, o desempenho máximo é alcançado apenas durante 10 segundos por vez e somente quando o carro estiver com mais de 50% de carga.

A energia é fornecida por uma bateria de 100 kWh com tecnologia de 800 volts e uma “camada elástica multifuncional” que “melhora significativamente a densidade de energia, a dissipação de calor e a segurança”. A empresa não menciona a autonomia, mas afirma que a bateria pode atingir de 10% a 80% da carga em apenas 15 minutos.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Outro destaque do carro é o sistema de esterçamento do eixo traseiro, que proporciona performance ainda mais apurada nas curvas. Quando ativado, o dispositivo permite até que o veículo possa girar 360 graus. A Zeekr enaltece ainda o sistema de freios, que usa pinças dianteiras AP Racing de dez pistões e discos Brembo de carbono-cerâmica de 16,5 polegadas (420 mm). Na traseira, há pinças de quatro pistões e discos de 16,1 polegadas (410 mm).

Fato curioso do 001 é o fato de usar a mesma plataforma SEA dos carros elétricos da Volvo. No total, são 4,95 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,56 m de altura e 3 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 539 litros.

Na cabine, o sistema de entretenimento com tela de 15,4 polegadas roda imagens das múltiplas câmeras de manobra e chama atenção pela alta resolução. Possui processadores por chips da Qualcomm e da NVidia. Como todo carro chinês moderno, quase não tem botões físicos.

No visual, o 001 FR se diferencia das demais versões pelo kit aerodinâmico composto por peças em fibra de carbono. O material é usado nas saias laterais, difusor traseiro, aerofólio, teto e capas de espelhos retrovisores. Destaque ainda para as rodas de 22 polegadas calçadas por pneus de alto desempenho.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Exclusão do polo passivo da ação reparatória gera honorários por equidade
Próxima Agente da FAB morre após levar cinco tiros em tentativa de assalto na Avenida Brasil, no Rio