Zeekr 001 e X, confirmados no Brasil, têm nota máxima em teste de segurança


Os Zeekr 001 e X, ambos já confirmados para o Brasil, conquistaram cinco estrelas, ou seja, nota máxima nos testes de segurança da Euro NCAP realizados na última semana. Os dois chineses se mostraram seguros em colisões frontais, laterais e contra poste.

A segurança de pedestres e ciclistas também foi avaliada positivamente, com resultados consistentes entre os modelos, de acordo com a avaliação. O Volkswagen Tiguan também conquistou a nota máxima na mesma rodada de testes.

Segundo o Euro NCAP, o crossover 001 se saiu bem na proteção de adultos (89%), de crianças (88%), a pedestres e ciclistas (84%) e no funcionamento dos sistemas de segurança (ADAS) (83%). Já o SUV X ficou com índices de 90% para adultos, 87% para crianças, 84% para pedestres e ciclistas e 87% na eficácia do ADAS.

A Zeekr pertence ao grupo Geely, dona da Volvo, marca referência em segurança. A chegada da fabricante ao Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano, mas 001 e X já estão no Brasil para testes.

O Zeekr 001 é um cupê de quatro portas com 4,96 metros de comprimento e 3 m de entre-eixos, medidas equivalentes às de um Porsche Taycan.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Números de desempenho também são comparáveis aos do alemão. As versões mais extremas têm dois motores elétricos, que juntos rendem 544 cv de potência e vão de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. A autonomia é de até 594 km, segundo o ciclo europeu WLTP.

Já o Zeekr X é um SUV médio que compartilha parte do conjunto mecânico com o Volvo EX30, que foi lançado no Brasil há pouco tempo. Porém, tem porte maior, semelhante ao do XC40. São 4,43 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos.

Assim como o 001, o Zeekr X tem duas versões. A de entrada oferece apenas um motor, tração traseira e 272 cv de potência. Leva 5,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h e cada carga das baterias de 69 kWh garante autonomia de 440 km no ciclo WLTP.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Execução da pena após condenação pelo júri é ilegal, diz ministro do STJ
Próxima Entrega de kits agrícolas beneficia 46 municípios de Mato Grosso nesta quinta-feira (13)