A Zeekr, nova marca chinesa que pertence à Geely, confirma seus primeiros lançamentos no Brasil para 2024. O objetivo da fabricante é atacar o segmento de carros elétricos premium, acima do posicionamento atual da BYD, mirando marcas de luxo alemãs.
Dois carros já estão confirmados para este ano: o crossover Zeekr 001 e o SUV médio Zeekr X, ainda sem preços. Ambos chegam às lojas no segundo semestre. Para 2025, a marca estuda o lançamento do sedã compacto Zeekr 007 e da van Zeekr 009. O objetivo é ter ao menos dois carros novos no Brasil todos os anos.
Em evento realizado em São Paulo, Autoesporte teve o primeiro contato com o Zeekr 001 estático. O crossover será lançado em três versões (Básica, Premium e Flagship). A configuração mais barata terá motor traseiro de 421 cv, autonomia de 600 km e rodas aro 21. A aceleração de 0 a 100 km/h acontecerá em 5,9 segundos.
Conforme apurado por Autoesporte, as opções mais caras chegam ao país com dois motores de 789 cv, tração integral e rodas aro 22. Segundo a marca, o modelo pode atingir 100 km/h em apenas 3,2 segundos. A autonomia, porém, será menor, na faixa dos 500 km.
O pacote de equipamentos inclui volante com comandos touch-screen, head-up display, som premium da Yamaha com 16 alto-falantes e bancos elétricos dianteiros e traseiros (com ajustes de lombar). A central multimídia de 15,6” tem conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O pacote de equipamentos e as especificações técnicas do SUV Zeekr X serão revelados em um segundo momento.
A Zeekr foi fundada em 2021 na cidade de Zhejiang, no leste da China, com forte apelo tecnológico. Enquanto Geely, Volvo e Lynk & Co ainda oferecem carros a combustão em algumas partes do mundo, a nova marca chinesa nasceu totalmente elétrica.
Após um breve período de expansão no mercado local, a Zeekr partiu para a Europa. A primeira concessionária no continente foi inaugurada no início de 2023, em Estocolmo, na Suécia (capital do país de sua irmã, a Volvo).
Ao fim do ano, a marca inaugurou outra loja na Holanda, e tem planos de expandir as vendas para Dinamarca, Alemanha, França e Noruega. Regiões como Austrália e Israel também estão nos planos da fabricante.
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Fonte: direitonews