A Fórmula 1 vai testar uma nova solução no GP da Holanda, que será realizado nesse próximo final de semana. Será usada uma ‘brita falsa’, um produto que fica entre o asfalto e a brita tradicional. Com a aplicação dessa ‘brita falsa’, é esperado que se reduzam o risco de bandeiras vermelhas, sem ter que ser utilizada uma área de escape de asfalto, que trás junto a polêmica questão dos limites de pista.
Depois de várias bandeiras vermelhas durante o fim de semana de corrida em 2021 no circuito de Zandvoort, optou-se agora por experimentar essa solução diferente. Para este fim, essa ‘brita falsa’ foi aplicada na borda externa da caixa de brita na curva 12. Parece brita, mas é feita de um material semelhante a resina, segundo o Motorsport.com.
Quando os pilotos passam sobre esse material, eles experimentam uma aderência reduzida, o que deve desencorajá-los a abusar dele. O ex-piloto de F1, Jan Lammers, afirmou que isso se destina também a evitar detritos na pista, comuns quando carros passam pela caixa de brita e conseguem retornar para a pista, trazendo muitos detritos junto, e ele acredita que esta solução será boa também para outros circuitos utilizados pela F1.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });