A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, questionou nesta quarta-feira (18) as declarações da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, sobre o envio de armas à Ucrânia.
“Von der Leyen pediu que a Ucrânia receba todas as armas que puder usar. Nuclear ou o quê?” questionou Zakharova, em sua conta do Telegram.
A declaração de Von der Leyen foi dada na última terça-feira (17), em entrevista à emissora de televisão CNN.
“A União Europeia não possui nenhuma capacidade militar, mas eu tenho dito desde o início desta guerra atroz que a Ucrânia deve obter todo o equipamento militar de que precisa e pode manusear. E isso também inclui sistemas avançados… Precisamos intensificar isso [o suprimento de armas e equipamentos]”, disse von der Leyen.
A Rússia já havia enviado uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) por causa do fornecimento de armas à Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
O MRE russo afirmou que os países da OTAN estão “brincando com fogo” ao fornecer armas à Ucrânia. O porta-voz presidencial, Dmitry Peskov, observou que inundar a Ucrânia com armas do Ocidente não contribui para o sucesso das negociações russo-ucranianas e terá um efeito negativo.
Fonte: sputniknewsbrasil