A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentou a mudança de nomes em ruas da cidade de Izyum, na Carcóvia, promovida pelo vice-prefeito local, Vladimir Matsokin.
Mais cedo, Matsokin anunciou que, de acordo com a decisão da administração militar, 19 ruas da cidade seriam renomeadas como parte do que classificou como uma campanha para desrussificar a Ucrânia.
“Em Izyum, a Rua Vladimir Vysotsky foi rebatizada de Rua Steve Jobs. Provavelmente, eles não podem perdoar o poeta pelos versos proféticos ‘Oh, Van, olha que palhaços'”, escreveu Zakharova, em seu canal no Telegram, citando a canção de Vysotsky “Diálogo no Circo”.
O desmantelamento de monumentos relacionados à história soviética, bem como a renomeação de ruas, começou na Ucrânia em 2015, quando foi aprovada uma lei de descomunização. Recentemente, as autoridades ucranianas começaram a apagar não apenas com a história soviética, mas tudo relacionado à Rússia.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse anteriormente que as autoridades ucranianas vêm adotando uma política de desrussificação agressiva e assimilação forçada há muitos anos. Ele observou que a Rússia quer ver a Ucrânia amistosa, sem proibição da língua russa e da cultura russa.
Fonte: sputniknewsbrasil