A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, marca presença no Congresso FertBrasil 2024, que acontece de 11 a 13 de junho, na Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). Promovido pela Rede FertBrasil, em parceria com Embrapa, IAC e Esalq/USP, o evento tem como tema principal a inovação em fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas nos trópicos. A companhia estará presente com seu conhecimento centenário, inovações e ações voltadas à sustentabilidade.
“Estar no FertBrasil ao lado da comunidade científica e de grandes parceiros é muito importante para a Yara. Nossa história reflete como o conhecimento nos move, o quanto investimos em pesquisa, no desenvolvimento de soluções de alta performance e em iniciativas para descarbonização das cadeias agroalimentar e industrial, com o intuito de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza”, afirma Leonardo Soares, Gerente Agronômico da Yara Brasil.
Além de estar comprometida com a oferta de soluções nutricionais de alta tecnologia, que entreguem ainda mais valor agregado e capacidade produtiva ao agricultor, a Yara possui diversas parcerias técnico-científicas com instituições de ensino e empresas do setor, envolvendo diversos agentes da cadeia. A empresa conduz atualmente cerca de 150 estudos no Brasil, envolvendo aproximadamente 50 instituições de ensino e de pesquisa renomados. No âmbito internacional, estão em andamento na Yara 90 projetos de iniciativas visando a sustentabilidade na produção de alimentos, sobretudo relacionados à diminuição de emissões.
Por meio do programa Boa Colheita, a marca reforça seu relacionamento e a troca de informações e conhecimento com pesquisadores e experts agronômicos do mercado, de forma a promover o crescimento de uma agricultura cada vez mais sustentável e colaborativa.
Palestra: Amônia verde – planos globais para o Brasil
A Yara também promove uma palestra durante o FertBrasil. Na quarta-feira, 12 de junho, às 14h, a Líder de Agronomia e Sustentabilidade da Yara Internacional, Cíntia Neves, fará uma apresentação ao público presente com o tema: Amônia verde – planos globais para o Brasil. “A sustentabilidade está em todos os processos e operações da Yara. Um dos nossos principais focos é o uso de energia limpa para descarbonizar as indústrias química e de fertilizantes e contribuir para a descarbonização da produção de alimentos. Nesse sentido, a amônia verde é uma das alternativas para produzirmos insumos de baixo carbono”, ressalta a executiva. A meta da companhia é ser neutra em carbono até 2050. Desde 2005, com tecnologia que utiliza catalisadores nas fábricas, a companhia já reduziu as emissões das operações globais em quase 45%.
No Brasil, a Yara utilizará o biometano para produção de amônia renovável. Globalmente, possui outros projetos de amônia verde, baseados em energia eólica, energia solar e energia hídrica, bem como outras rotas de produção de amônia. Entre os benefícios sustentáveis dessa frente, estão o uso como combustível de baixo carbono para a indústria de transporte marítimo e a descarbonização de outras indústrias que fazem uso intensivo de energia.
Fonte: noticiasagricolas