Yamaha XJ6: preços na Tabela Fipe, versões, manutenção e histórico


Uma das motos mais desejadas do mercado é a Yamaha XJ6, que vendeu aproximadamente 21 mil unidades em no Brasil entre 2009 e 2019. O número não parece expressivo, mas é bom lembrar que estamos falando de uma esportiva de 600 cilindradas que ainda hoje é super valorizada no mercado de usadas. E Autoesporte faz um balanço de preços na Tabela Fipe, versões, manutenção e histórico do modelo.

A Yamaha XJ6 é tão desejada que seus preços ficam na faixa dos R$ 30 mil, tendo versões customizadas que podem chegar a quase R$ 50 mil. E a demanda pela XJ6 não diminuiu, mesmo após ela ter deixado o mercado em 2019.

A esportiva da Yamaha chegou ao mercado em 2009 com um motor de quatro cilindros de 599 cm³ que entregava 77,5 cv de potência a 10.000 rpm e torque de 6,1 kgfm a 8.500 rpm, que vinha da Fazer FZ6. Com esse propulsor, a XJ6 acelerava de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atingia a velocidade máxima de 192 km/h.

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O câmbio era de seis velocidades com embreagem multidisco banhada a óleo e, apesar de nunca ter sido considerada concorrente da Honda CB 600 F Hornet, ela não fazia feio quando o assunto era potência, ficando apenas 10 cv atrás de sua rival.

E foi com esse motor — que passou por algumas mudanças técnicas, mas não ganhou potência nem torque — que a XJ6 entrou e saiu do mercado quase uma década depois. O motor carregava um sistema de refrigeração líquida (o que é um ponto positivo), injeção eletrônica, cabeçote de alumínio com quatro válvulas por cilindro (totalizando 16V). Era praticamente um motor de carro popular com a metade da cilindrada. E existem duas grandes diferenças visuais entre as versões da XJ6.

Teste: Yamaha XJ6 N ABS, a 600 cc com uma bela sinfonia de um quatro cilindros

Para muitos, essa era a opção mais desejada: o N significa naked (nua), que se traduz em uma motocicleta sem ou com pouca carenagem. A XJ6 N deixava o seu belo motor de quatro cilindros à mostra e, junto dele, dava para ver as belas saídas dos coletores de escape.

Na Tabela Fipe, o modelo 2009 tem média de R$ 32.264, enquanto de 2019: R$ 47.356.

A versão F, por sua vez, era totalmente carenada e dava para ver muito pouco de suas partes técnicas. Contudo, ela se assemelhava bastante a uma moto de competição.

A partir de 2013, a XJ6 recebeu um discreto facelift e ficou como a moto das imagens, passando por uma reformulação na lateral da carenagem, do tanque e do farol. O garupa também recebeu novas alças redesenhadas de liga leve e o revestimento do banco ficou mais aderente. O painel ganhou mostradores digitais de velocidade e computador de bordo, mas o conta-giros continuou analógico para evocar o aspecto esportivo.

Segundo a Tabela Fipe, os valores oscilam entre R$ 27.360 e R$ 36.810, dependendo do ano.

Diferentemente das Street, a XJ6 tem apelo mais esportivo, o que indica que ela exige uma posição de pilotar um pouco diferente, ou seja, o piloto tem que ficar um pouco mais deitado sobre a moto.

O tanque dela é razoavelmente grande, com capacidade de 17,3 litros, mas isso não impede o motociclista de “agarrar” a moto com as pernas, facilitando manobras de mudanças de direção. Com um consumo médio que gira em torno de 16 km/l (somente gasolina), é possível ter um alcance de aproximadamente 280 km com a XJ6. Não é muito, especialmente para quem utiliza a moto diariamente para ir e vir do trabalho na cidade, onde o consumo tende a ser mais elevado.

Por ter torque e potência mais altos que as motos de entrada, a XJ6 não é uma motocicleta indicada para iniciantes, pois a eletrônica dela não é tão avançada e falta controle de tração, o que pode causar alguns sustos em motociclistas que ainda não estão acostumados com tamanha força. Apesar disso, pessoas de baixa estatura não sofrerão com a XJ6: por ter uma altura do assento de apenas 785 mm, a XJ6 serve com folga para pessoas de 1,70 m ou menos.

Apesar de ser uma motocicleta com apelo esportivo, é comum encontrar unidades que tenham alguns equipamentos que não são originais. Por isso, checar quais itens extras foram instalados e a qualidade deles é importante para evitar futuras quebras.

Além disso, como já mostramos nesta reportagem sobre como comprar uma moto muito rodada, é importante pedir um laudo cautelar para o vendedor. Só com ele será possível determinar se a XJ6 que você deseja já passou por sinistros.

Uma compra que pode trazer mais tranquilidade para quem busca uma XJ6 é através do programa de seminovas da Yamaha que, de acordo com a fabricante, garante benefícios de uma zero quilômetro como garantia estendida de um ano, assistência 24 horas e a checagem de 25 itens da motocicleta.

Por já ter saído do mercado há um tempo, as concessionárias não praticam mais o preço tabelado de revisão que a XJ6 tinha quando ainda era comercializada como zero quilômetro. Por isso, para verificar exatamente o valor de cada manutenção programada, é preciso levar a motocicleta até uma revenda oficial e, por R$ 620 e duas horas de serviço, os técnicos verificam o que precisa ser feito (os valores podem mudar de acordo com a concessionária). Depois disso, ainda será cobrado o valor da revisão.

Uma coisa é certa: se tem o selo da fabricante, é provável que a moto usada esteja em bom estado. Se você optar por uma XJ6 do programa da Yamaha, lembre-se que a moto precisa ser revisada na concessionária para não perder a garantia.

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Fonte: direitonews

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