O scooter Yamaha NMax 160 foi apresentado no Brasil em 2015, mais precisamente no Salão Duas Rodas, quando o segmento de scooters começou a apresentar crescimento considerável no mercado brasileiro de motocicletas. A missão do modelo da Yamaha não era fácil, já que teria que enfrentar a concorrência do Honda PCX, lançado no Brasil alguns anos antes, em 2013.
Ao longo de 2023, de acordo com os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similates (Abraciclo), foram produzidas 11.800 unidades do scooter Yamaha NMax 160. Já em vendas, o modelo acumulou 12.440 emplacamentos, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Até maio de 2024, foram produzidas 7.674 unidades do NMax 160, de acordo com números da Abraciclo. Já no primeiro semestre do ano, foram vendidas 8.176 unidades do scooter de 160 cm³ da Yamaha, segundo a Fenabrave.
A última grande atualização feita pela Yamaha no scooter NMax 160 aconteceu no fim de 2022, quando o modelo ganhou conexão Bluetooth com o aplicativo Yamaha Motorcycle Connect e controle de tração, para o ano/modelo 2023. Na ocasião, inclusive, o modelo passou a se chamar Yamaha NMax Connected 160 ABS.
Para 2024, o scooter recebeu apenas novas cores e grafismos. O modelo está disponível nas cores azul metálico (chamada de Racing Blue pela Yamaha), preto fosco (X-Black), vermelho sólido (Solar Red) e cinza fosco (Matt Grey).
O scooter Yamaha NMax 160 é equipado com um motor monocilíndrico de 155 cm³ com comando simples no cabeçote (SOHC), quatro válvulas e refrigeração líquida. Tem sistema de transmissão automática do tipo CVT, com transmissão final por engrenagens, embreagem sapata centrífuga e seca. Esse conjunto entrega 15,4 cv de potência a 8.000 rpm e 1,4 kgfm de torque a 6.500 rpm, sempre com gasolina. A marca divulga ainda uma relação peso/potência de 8,2 kg/cv.
De acordo com a Yamaha, materiais empregados na construção do motor da NMax 160 são os mesmos usados nos modelos Neo 125, YZF-R3 e MT03, como cilindro deslocado que minimiza as perdas por atrito entre o pistão e a parede do cilindro, e a tecnologia DiASil no cilindro, que melhora a dissipação de calor gerado pela queima da mistura ar/combustível, proporcionando melhor eficiência e durabilidade.
O formato do chassi é um dos grandes responsáveis por transmitir a sensação de controle e direção ao condutor. Além disso, o acoplamento do motor do scooter no chassi é feito por um suporte “link” fixado por coxins de borracha, o que minimiza as vibrações das acelerações, por exemplo, o que na prática resulta em maior conforto.
Na dianteira, a suspensão do modelo é do tipo garfo telescópico com 100 mm de curso e 41mm de diâmetro. Já a suspensão traseira, com curso de 86 mm, tem dois níveis de ajuste manual. Basta girar um manípulo localizado na parte superior dos amortecedores para escolher a posição, sendo uma suave e outra firme. O scooter tem rodas de liga de alumínio de 13 polegadas, tanto na frente como atrás, nas medidas 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira.
O scooter Yamaha NMax 160 é o primeiro modelo do segmento com sistema de freios antitravamento (ABS) nas duas rodas como item de série. Isso, em conjunto com o sistema de controle de tração, confere mais segurança e estabilidade na pilotagem. O modelo tem freios a disco nas duas rodas. Tanto na dianteira como na traseira, os discos têm 230 milímetros de diâmetro e pinças de um pistão.
A Yamaha NMax 160 tem 1,93 m de comprimento, 74 cm de largura e 1,16 m de altura, com altura mínima em relação ao solo de 12,5 cm e distância de 1,34 m entre os eixos. A altura do assento é de 76,5 cm.
Com peso em ordem de marcha, ou seja, com a moto com todos os fluídos pronta para rodar, de 131 kg e tanque de combustível com capacidade para 7,1 litros (1,7l de reserva), o scooter da Yamaha apresenta uma autonomia média de 250 km.
O scooter Yamaha NMax 160 é oferecido no Brasil em duas versões, mas as mudanças estão relacionadas apenas aos grafismos. A marca japonesa também lançou edições especiais do modelo em parceria com Marvel e Disney nos últimos anos. Os scooters têm grafismos que remetem aos personagens Homem Aranha, franquia Star Wars e Mandalorian. As especificações técnicas das edições especiais são as mesmas do modelo padrão.
O preço público sugerido do scooter Yamaha NMax Connected 160 ABS (cores azul, preto e vermelho) é de R$ 20.990, à vista e sem frete. Já para a versão especial na cor cinza fosco, chamada Yamaha NMax Connected SE 160 ABS, o preço sugerido é de R$ 21.290.
A primeira revisão do scooter NMax 160 deve ser realizada aos mil quilômetros, ou seis meses, o que ocorrer primeiro, e tem um custo de R$ 102,00. A segunda revisão do modelo deve ser feita aos cinco mil quilômetros, ou 12 meses, e custa R$ 96,00. A mão de obra das duas primeiras revisões é gratuita para o cliente. A partir da terceira revisão, o proprietário deve pagar pelas peças substituídas e pela mão de obra.
De acordo com o Manual do Proprietário, a Yamaha garante o scooter NMax 160 novo distribuído por suas concessionárias contra falhas de fabricação, ou de material, durante o período de quatro anos, sem limite de quilometragem.
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Fonte: direitonews