As pessoas se alimentam pelas mais diversas razões, que não se limitam às necessidades biológicas. É comum, por exemplo, descontar o mau humor em doces ou em alimentos gordurosos. No entanto, essa compensação alimentar pode se agravar, trazendo malefícios para o bem-estar e as emoções.
O médico nutrólogo Ronan Araujo comenta que esse hábito pode levar a um descontrole que passa a ser frequente e, em casos extremos, é ingerido mais alimento do que o próprio corpo suporta. Ele afirma que o ideal é adotar uma alimentação mais consciente e equilibrada, o que ajuda na tomada de decisões e, principalmente, na melhora do bem-estar.
[/relatedposts
O especialista cita alguns alimentos que impactam positivamente nas emoções e irão te ajudar a ter uma melhor qualidade alimentar, confira:
Carboidratos complexos
Estes carboidratos contêm mais nutrientes do que os carboidratos simples e, por terem muitas fibras, sua digestão é mais lenta, explica o profissional. “Eles também ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar no humor. A flutuação da glicose no sangue pode levar a alterações bruscas e te deixar irritado e com pouca energia. Alguns exemplos são semente de abóbora, maçã, grão-de-bico, morango e aveia”, afirma Araujo.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.