A Xiaomi acaba de lançar seu mais novo esportivo elétrico, o SU7 Ultra. Desde que foi revelado, o modelo deu o que falar pela promessa de entregar 1.547 cv de potência. E a repercussão foi tanta que, menos de 10 minutos após a abertura da pré-venda, o SU7 Ultra registrou 3.680 pedidos. Nem o preço modesto de US$ 114 mil, ou R$ 660 mil na conversão direta, foi um impeditivo.
Durante a cerimônia de lançamento do esportivo, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, aproveitou para dizer que a divisão automotiva da empresa de tecnologia vendeu mais de 20 mil unidades do sedã SU7, que Autoesporte já viu de perto, somente neste mês de outubro.
A meta com a chegada do Ultra, segundo o CEO, é alcançar a ambiciosa meta de 120 mil unidades entregues até o final de 2024. Porém, a empresa não divulga o total vendido até o fechamento de outubro. Essa faixa de preço, inclusive, coloca o Xiaomi SU7 Ultra no mesmo patamar de Tesla Model S Plaid, por exemplo.
Cabe lembrar que, neste mês de outubro, a Xiaomi praticamente proclamou que o SU7 Ultra ia superar os números do Porsche Taycan Turbo GT no circuito de Nürburgring, na Alemanha. Pois, dito e feito. Até então, o esportivo mantinha o recorde com a volta mais rápida feita em 7:07:55. No entanto, segundo a marca chinesa, o SU7 Ultra registrou a mesma volta em 6:46:87.
A receita para superar o Porsche Taycan inclui três motores elétricos produzidos pela própria Xiaomi na China. Eles desenvolvem a potência combinada de 1.547 cv — o torque não é revelado —, superando o Taycan Turbo GT em 448 cv. O torque, no entanto, não foi revelado.
Já as baterias foram desenvolvidas pela CATL, uma das maiores empresas chinesas do setor, responsável pelo fornecimento de módulos para BMW, Mercedes, Volkswagen e até a Tesla. A capacidade do conjunto é de 93,7 kWh, conseguindo recuperar de 10% a 80% em 11 minutos. A Xiaomi também afirma que as células foram reprogramadas para descarregar grande quantidade de energia para alimentar os três motores.
O resultado é que o Xiaomi SU7 Ultra é um dos carros mais rápidos do mundo a atingir 100 km/h: precisa de apenas 1,97 segundo. Tempo pouco abaixo de Rimac Nevera e Pininfarina Battista, que fazem o mesmo em 1,8 s. O esportivo chinês ainda chega a 300 km/h em 15 segundos. A velocidade máxima está limitada a 350 km/h.
O Xiaomi SU7 Ultra segue a mesma linguagem de design do SU7 convencional, com linhas mais simples e considerando de forma significativa a aerodinâmica. No entanto, na configuração apimentada, há para-choques esportivos, spoiler traseiro e rodas de 21 polegadas.
Outra mudança é o tamanho em relação ao SU7. Nas dimensões, o SU7 Ultra tem 5,11 metros de comprimento (+ 12 cm), 1,97 m de largura, 1,46 m de altura e 3 m cravados de entre-eixos.
Na cabine, há assentos esportivos e bastante Alcantara no acabamento dos bancos, painel e portas. Além disso, detalhes na cor amarela complementam o visual. A central multimídia tem 16,1 polegadas com resolução 3K. Por fim, o esportivo conta com elementos em fibra de carbono para reduzir o peso e totalizar 1.900 kg.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews