Xiaomi SU7 Ultra é elétrico de 1.500 cv feito para superar Porsche na pista


Que a Xiaomi entrou com força no mundo automotivo você está cansado de saber. Agora, a marca chinesa famosa pelos celulares e notebooks apresentou o protótipo SU7 Ultra de 1.500 cv, que tem o objetivo de superar o Porsche Taycan na casa do rival. Ousado, não?

Isso porque o Taycan Turbo GT, com motor de 1.100 cv, concluiu uma volta no circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 7:07.55. A Xiaomi pretende levar sua única unidade do SU7 Ultra à lendária pista para quebrar este recorde em meados de outubro. Entretanto, existe uma pegadinha. Falaremos dela mais à frente.

Para a sorte dos amantes do automobilismo e da engenharia, a Xiaomi divulgou detalhes sobre o desenvolvimento do SU7 Ultra. Para começar, o novo esportivo já está sendo testado no próprio autódromo de Nürburgring. Apesar da camuflagem pesada, o esportivo chinês não escapou dos olhares atentos dos vários “spotters”.

A receita para superar o Porsche Taycan inclui três motores elétricos produzidos pela própria Xiaomi na China. Eles desenvolvem a potência combinada de 1.548 cv, superando o Taycan Turbo GT em 448 cv.

Já as baterias foram desenvolvidas pela CATL, uma das maiores empresas chinesas do setor, responsável pelo fornecimento de módulos para BMW, Mercedes, Volkswagen e até a Tesla. Sua capacidade em kWh não foi divulgada, mas a Xiaomi afirma que as células foram reprogramadas para descarregar grande quantidade de energia para alimentar os três motores.

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Assim, o Xiaomi SU7 Ultra é um dos carros mais rápidos do mundo a atingir 100 km/h: precisa de apenas 1,97 segundo. Tempo pouco abaixo de Rimac Nevera e Pininfarina Battista, que fazem o mesmo em 1,8 s. O esportivo chinês ainda chegará a 300 km/h em 15 segundos. A velocidade máxima está limitada a 350 km/h.

Com tanto vigor à disposição, a Xiaomi precisou reforçar o sistema de freios regenerativos. A marca fez uma parceria com a empresa britânica AP Racing, famosa por desenvolver conjuntos reforçados para carros de competição. O potencial de desaceleração do SU7 Ultra é de 2.36 G, o que significa que o modelo chinês pode ir de 300 km/h até a inércia em 15 segundos sem perder o controle.

Outra artimanha do protótipo chinês contra o esportivo alemão é o peso. O SU7 Ultra tem apenas 1.900 kg, sendo consideravelmente mais leve em comparação com sua variante de produção, que pesa 2.205 kg. O vasto uso de fibra de carbono e outros materiais leves ajudaram na redução.

Os 448 cv extras do SU7 Ultra são suficientes para bater o recorde do Porsche? Aparentemente, sim — mas há um problema. O Xiaomi é um protótipo, enquanto o Taycan Turbo GT é um modelo de produção. Logo, não concorrem diretamente no ranking de Nürburgring.

O modelo que o Xiaomi realmente precisa superar para garantir o primeiro lugar entre os elétricos mais velozes do autódromo é o Volkswagen ID.R., que deu uma volta em 6:05.336. Será que é possível? Saberemos em outubro…

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Fonte: direitonews

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