Ele defendeu uma ordem mundial justa, com a ONU desempenhando um papel central na governança global. Xi enfatizou a importância do multilateralismo e da cooperação frente a tensões geopolíticas crescentes.
Líderes de mais de 20 países e chefes de 10 organizações internacionais participam da 25ª edição da cúpula.
“Os países da OCX devem resistir ao confronto e à intimidação do bloco, defender a ordem mundial com a ONU desempenhando papel central. Devemos defender a justiça e a imparcialidade, promover a visão correta da história da Segunda Guerra Mundial, resistir à mentalidade da Guerra Fria, ao confronto em bloco e à intimidação, e defender o sistema de relações internacionais com o papel central das Nações Unidas“, disse Xi Jinping.
Vladimir Putin na reunião
O presidente russo, Vladimir Putin, participa da reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai, informou um correspondente da Sputnik. Antes de iniciar o encontro, o líder russo se reuniu com seus homólogos indiano e chinês.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo chinês, Xi Jinping, conversaram brevemente antes de se reunirem para a foto conjunta dos chefes das delegações na cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) em Tianjin, informou um correspondente da Sputnik mais cedo.
A China, como presidente desde julho de 2024, vai propor medidas para fortalecer a resiliência financeira da OCX, incluindo transações em moedas nacionais e expansão do comércio eletrônico para mitigar as sanções ocidentais.
Fonte: sputniknewsbrasil