VW Gol Last Edition já custa até R$ 160 mil em sites de venda de carro


A Volkswagen lançou a série de despedida Gol Last Edition por R$ 95.990 em novembro de 2022. O hatch recebeu pintura inédita, acabamento personalizado e todos os equipamentos disponíveis em um lote limitado. Poucos meses depois, a versão é anunciada por até R$ 160 mil nos principais classificados online de seminovos.

Trata-se de uma valorização de até 40% em cinco meses. A alta no preço do hatch se deve a vários motivos, sendo que os principais são a exclusividade, a relação entre oferta e demanda e o apelo emocional da despedida. Vale lembrar que os carros anunciados continuam 0 km.

O Gol Last Edition foi lançado em um lote limitado de 1.000 unidades numeradas. Deste montante, 650 unidades foram destinadas ao mercado brasileiro. As outras 350 foram distribuídas entre Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Na prática, apenas 999 unidades chegaram às lojas, já que a Volkswagen do Brasil ficou com o Last Edition de n° 1.000. O hatch foi incorporado ao acervo histórico da marca, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), ao lado de outros modelos emblemáticos.

As 650 unidades vendidas no Brasil têm motor 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. As outras 350 unidades saíram de fábrica com motor 1.6 aspirado de 104 cv e 15,6 kgfm, também com câmbio manual de cinco marchas.

Sendo assim, o Gol Last Edition é mais potente em outros países latino-americanos. Isso se deve às novas regras do Proconve L7, que proíbem a venda de carros com motores que não atendam determinados níveis de emissões de poluentes. Como nossos vizinhos têm leis mais brandas para o meio ambiente, o Gol pode ser vendido com motor 1.6.

Outro fator que explica a alta no preço é a relação de oferta e demanda. Como o lote de 650 unidades é limitadíssimo (ainda mais considerando um carro de volume e apelo histórico, como o Gol), existem mais pessoas interessadas em adquiri-lo do que unidades disponíveis no mercado.

Isso também aconteceu com a Kombi Last Edition em 2014. A Volkswagen vendeu a perua por R$ 85 mil, mas unidades na faixa dos R$ 150 mil não demoraram para aparecer no mercado de seminovos e usados.

Mesmo sem o brilho de outrora nos últimos anos, o Gol é o carro mais vendido da história do mercado nacional. O hatch foi lançado em 1980 como um substituto para o Fusca e emplacou quase 7 milhões de unidades em 42 anos.

O Gol fez parte da história de muitas famílias e remete a lembranças dos anos 80 e 90. O sentimento de nostalgia impulsiona o interesse do público pela edição final. A tendência é que o Last Edition fique ainda mais valorizado com o passar do tempo.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Polícia Federal apreende livros que propagam ideias nazistas em casa de idoso
Próxima Deputados cobram melhorias nos serviços prestados por concessionária da MT-246