VW corre atrás do prejuízo e ‘estuda fortemente’ vender Golf R no Brasil


Enquanto os hatches médios acessíveis vão acabando, os esportivos parecem viver grande fase no Brasil. Depois da chegada do Toyota GR Corolla e do Honda Civic Type R, a Volkswagen começa a cogitar trazer o Golf R para o país.

“O que posso dizer é que estamos estudando fortemente para trazer esse veículo para cá. Estamos estudando realmente forte, mas precisa estar tudo certinho. Queremos que o cliente seja super bem atendido”, disse Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil ao podcast A Roda.

A fala do chefão da Volkswagen no Brasil pode ser interpretada como uma necessidade de preparação para a assistência ao cliente de um esportivo.

“Com a performance, com toda a tecnologia que tem embarcada nesse carro, o cliente que está no Nordeste, no Norte ou no Sul do Brasil, se ele não tiver uma assistência adequada, não funciona”, afirmou.

Possobom também se diz preocupado com a gasolina brasileira e com as calibrações que precisariam ser feitas. “[O motor pode ser o mesmo de outros modelos] Mas não é igual . Precisa passar por homologações.”

O motor 2.0 turbo TSI acoplado a um câmbio de dupla embreagem e sete marchas pode parecer familiar, mas no R a preparação vai mais longe. São 320 cv de potência e 42,8 kgfm de torque despejados nas quatro rodas através do sistema de tração integral 4Motion, que distribui a força entre os eixos conforme a demanda.

Vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e chega aos 250 km/h de velocidade máxima. A suspensão foi ajustada para ficar dois centímetros mais próxima do chão e as molas estão 10% mais rígidas que no modelo anterior. O chassi dessa oitava geração do Golf foi acertado no icônico Nürburgring Nordschleife e a VW diz que o Golf R foi até 17 s mais rápido que o antecessor em seus testes.

O visual é tão invocado quanto o acerto mecânico. Há rodas de 19 polegadas, saias, aletas aerodinâmicas, spoiler integrado ao teto, difusor e quatro saídas de escapamento. Por dentro, o Golf R aposta na cor azul nas costuras, logotipo nos bancos e no volante. O painel de instrumentos é digital com novos grafismos, a central multimídia tem 10,2 polegadas e a “alavanca do câmbio” é no melhor estilo Porsche 911 (ou Renault Kardian): é só um pequeno joystick.

Vale lembrar que o Golf R com o visual atualizado ainda não foi revelado pela Volkswagen. Por enquanto, apenas as versões “civis” e as variantes esportivas mais leves, GTI e GTE foram apresentadas com facelift.

Assim, caso a VW decida mesmo trazer a versão mais extrema de seu hatch médio, deve fazer quando a versão atualizada for lançada, daqui alguns meses.

Entre os hatches esportivos que desembarcaram no Brasil, o primeiro a chegar foi o Honda Civic Type R, que custa R$ 429.900. Ele vem com um motor 2.0 turbo de 297 cv com o câmbio manual de seis marchas. Esse conjunto fez o Civic chegar aos 100 km/h em 6,9 segundos no nosso teste.

Depois veio o Toyota GR Corolla, disponível a partir de R$ 416.990. O motor é um 1.6 turbo de três cilindros com câmbio também manual de seis marchas, mas com tração integral. A do Civic é só dianteira. Antes de duvidar do pequeno 1.6, saiba que ele rende 304 cv de potência e faz o Corolla hatch chegar aos 100 km/h em 6,7 segundos, dois décimos mais rápido que o rival 2.0. Mas os dois ficam bem atrás do Golf. Se ele vier mesmo.

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Fonte: direitonews

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