As linhas modernas escondem que o Volvo XC60 completou nove anos de mercado. Enquanto a nova geração elétrica não chega, o SUV de luxo atual foi reestilizado pela segunda vez, com mudanças na carroceria e na cabine, e vai pintar nas lojas da Europa ainda neste mês. Sua chegada ao Brasil está confirmada para o segundo semestre.
A atualização também revela o início de uma “correção de rota” por parte da fabricante sueca, que desistiu de vender apenas carros elétricos, como iremos elaborar mais à frente.
Os novos EX90 e XC90 serviram de inspiração para as linhas do XC60, principalmente no formato da grade frontal com linhas transversais. O para-choque também está diferente, com novos vincos e placas pretas em formato triangular. Quem curte um visual mais esportivo também vai gostar de saber que os vários acabamentos cromados deram adeus ao XC60 e foram substituídos por peças escuras e foscas.
Sua traseira não mudou, preservando as lanternas que começam próximas ao teto, se estendem pela lateral e depois invadem a tampa do porta-malas. Os grafismos também aparentam ser os mesmos. A maior — e melhor — mudança está no interior do SUV médio.
O estilo de “SUV de antigamente” da cabine foi mitigado com a adoção de uma nova central multimídia de 11,2 polegadas no estilo flutuante. O sistema foi desenvolvido pela Qualcomm, famosa por fornecer chips e semicondutores para empresas de telefonia móvel como Samsung e Xiaomi.
A começar pela qualidade do display, a Volvo diz que a resolução melhorou, com a apresentação de cores mais vivas e cristalinas. Seu sistema operacional é o Google Automotive, com Android Auto integrado, permitindo atualizações remotas (“over the air”).
Em todo o resto, a cabine é igual. A Volvo informou apenas que melhorou o isolamento acústico, atualizou o sistema de som premium da Bowers & Wilkins e instalou um novo purificador no ar-condicionado.
Não há qualquer mudança de motor, câmbio e bateria na linha XC60. Portanto, o SUV mantém o 2.0 turbo a gasolina com sistema híbrido leve na versão de entrada B5, capaz de desenvolver 247 cv e 36 kgfm.
Já a versão T8 com conjunto híbrido plug-in combina o motor 2.0 turbo a um propulsor elétrico traseiro, alimentado pela bateria de 11,6 kWh. Combinados, desenvolvem 407 cv e 65,3 kgfm. Em ambos os casos, o câmbio é automático de oito marchas. É essa última que chegará ao Brasil, mantendo a estratégia da marca de oferecer apenas modelos elétricos e híbridos com recarga externa.
A renovação do XC60 aos nove anos de idade revela que o SUV médio continuará em linha por mais alguns anos. Isso porque a Volvo — como várias outras fabricantes europeias — voltou atrás na decisão de vender somente veículos elétricos.
O EX60 totalmente novo será lançado em 2026. Porém, o SUV atual não sairá de linha. Ao menos durante alguns anos, os modelos devem conviver no catálogo para preservar as opções a gasolina aos clientes conservadores.
O novo EX60 terá a importante missão de concorrer com o Tesla Model Y, um dos SUVs elétricos mais vendidos na Europa e na China. Com a recente queda nas vendas de elétricos, manter o XC60 soa como uma estratégia de contenção de risco.
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Fonte: direitonews