Volvo XC60 elétrico e EX30 aventureiro são confirmados e surgem em breve


A Volvo divulgou nesta sexta-feira (7) seus resultados comerciais de 2024 com motivos de sobra para comemorar. Pelo segundo ano consecutivo, a marca sueca bateu recorde de vendas e entregou em todo o mundo 763.389 veículos. O número representa crescimento de 8% em relação aos 708.716 emplacamentos do ano anterior, refletindo a boa aceitação alcançada pelos modelos híbridos e elétricos.

Para manter o ritmo e seguir crescendo em 2025, o CEO da empresa, Jim Rowan, anunciou um importante plano de lançamentos. O cronograma promete novidades para vários segmentos – incluindo novas versões de carros já existentes, como a configuração aventureira do EX30, e a estreia de modelos inéditos. Além disso, confirma o desenvolvimento de novas gerações de veículos de peso dentro do portfólio, como o XC60.

Carro mais vendido da Volvo no mundo atualmente, o já citado XC60 terá o EX60 como uma espécie de sucessor elétrico. O novo modelo será baseado na plataforma modular SPA3, que, diz a marca sueca, vem sendo desenvolvida sem a participação da Geely (sua controladora). Na comparação com as arquiteturas SPA e SPA2, já existentes (e projetadas em parceria com os chineses), será significativamente mais simples e barata de produzir.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Além disso, será facilmente modulável e capaz de sustentar tanto veículos da classe B (compactos) quanto carros maiores, da chamada classe F (executivos). A SPA3 não acomodará motores a combustão e, em razão disso, será usada apenas por modelos elétricos dedicados. O EX60 será o primeiro a adotá-la e chegará ao mercado por volta de 2026. Antes disso, ainda este ano, os primeiros protótipos com carroceria final começarão a rodar em testes.

Apesar de ganhar um sucessor elétrico, o atual XC60 não sairá de linha. Seguindo a mesma estratégia já adotada com o XC90 (que tem o EX90 como equivalente EV), a Volvo aplicará no modelo leves retoques visuais e o manterá em oferta pelos próximos anos, especialmente nas versões híbridas. O facelit deverá ser apresentado nos próximos meses.

Também em 2025, a Volvo lançará uma versão de visual aventureiro para o EX30. Batizada de Cross Country, seguindo o padrão de nomenclatura da marca para modelos com proposta off-road, a novidade terá como diferenciais o visual com apliques plásticos e opções de cores mais chamativas. Por fim, o calendário inclui ainda o lançamento do sedã elétrico ES90 (baseado na plataforma SPA2) e de um híbrido plug-in de longo alcance com foco na China.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Jorge Ben Jor perde ação e paga R$ 977 mil a ex-músico da Banda do Zé Pretinho
Próxima Município destaca ações já tomadas contra proliferação da dengue