Volvo terá dois novos SUVs elétricos no Brasil (e um deles será o mais barato da marca)


A Volvo anuncia a chegada de dois novos SUVs elétricos ao Brasil. A pré-venda do novo EX90, variação do XC90, vai começar ainda em 2023, com as primeiras entregas marcadas para 2024. O novo EX30 será o novo SUV elétrico de entrada da marca sueca, abaixo do veterano XC40 Recharge, também deve chegar às lojas no ano que vem – mas talvez não com este nome.

O EX90 tem desenho exclusivo, mas ainda sim mantém as características do XC90 (que inclusive será mantido à venda nas variantes híbridas plug-in). A inspiração, no entanto, é baseada no conceito Concept Recharge.

A dianteira agora tem a grade fechada e um novo arranjo dos faróis de LED de 1,3 megapixels com o clássico desenho do “martelo de Thor”. As luzes diurnas verticais também “escorrem” pelo para-choque.

O EX90 tem dois motores elétricos que desenvolvem 517 cv de potência e 92,8 kgfm de torque, com tração integral. Segundo a Volvo, o novo SUV pode rodar até 600 km em ciclo WLTP graças ao pacote de baterias de 111 kWh. Em estações de recarga rápida (250 kWh), o tempo de carregamento de 10% a 80% pode ser feito em menos de 30 minutos.

O outro SUV ainda não foi lançado, mas já está com o passaporte carimbado para ser vendido no Brasil. O novo EX30 será posicionado abaixo do XC40 Recharge Pure Electric, que custa R$ 329.950 em sua versão mais barata. A tendência é que ele seja um dos carros mais em conta da Volvo no Brasil.

Apesar das proporções enxutas, o novo carro terá tamanho próximo ao do XC40. Ou seja, perto dos 4,42 metros de comprimento e com uma distância entre-eixos ao redor de 2,70 m. Já o design, especialmente da traseira, será uma espécie de “mini-EX90”, com lanternas em formato de “C” que se prolongam pelo vidro iguais às do C40.

O futuro SUV elétrico usará a plataforma chamada SEA, criada especialmente para modelos eletrificados e que também será a base do inédito carro da Smart (a chinesa Geely, proprietária da Volvo, tem uma joint-venture com a Mercedes-Benz, dona da Smart, desde 2019).

A estrutura permitirá carregamento de 800 volts de alta velocidade, que pode recuperar 120 km de autonomia em menos de cinco minutos.

A Volvo se refere ao novo carro como EX30, mas isso pode mudar na hora do lançamento. Isso porque o ex-CEO da marca, Håkan Samuelsson, havia antecipado que os nomes dos carros da Volvo deixariam de ser alfanuméricos, como XC40, XC60 e XC90. Uma das possibilidade é que o novo SUV seja batizado como Embla, em referência à primeira mulher da mitologia nórdica.

Além dos novos carros, a Volvo anunciou um novo investimento de R$ 11,5 milhões para a instalação de mais 15 eletropostos de recarga rápida no Brasil.

As novas unidades serão instaladas em Goiás (Anápolis e Monte Alegre), Minas Gerais (Juiz de Fora e Matipó), Mato Grosso (Nova Mutum e Rondonópolis), Santa Catarina (Balneário Camboriú e São José), Paraná (Imbai), Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Cabo Frio e Paraty) e São Paulo (Martia, Penápolis e Castilho).

Metas para 2023

A Volvo vendeu 5.270 carros no Brasil em 2022, e a meta para 2023 é para lá de ousada: emplacar 10 mil unidades. E deste total a meta é de que 50% seja só de modelos elétricos, no caso, XC40 Recharge e C40 — únicos carros elétricos à venda da marca sueca atualmente por aqui.

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Fonte: direitonews

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