Volvo muda os nomes de seus carros no Brasil; saiba o motivo


A Volvo aderiu às mudanças do mercado europeu e substituiu os nomes dos modelos XC40 e C40 no Brasil. A partir da linha 2025, os SUVs elétricos vão se chamar EX40 e EC40, mas sem trocar de geração.

Assim, a marca sueca padroniza a nomenclatura de todos os seus carros, processo que começou no Brasil com o lançamento do EX30 no último mês, mas que já estava em curso no resto do mundo com modelos como EX90 e EM90.

Veja também:

Nos países em que o XC40 ainda é oferecido em versões híbridas, o nome será mantido. Isso porque a letra “E” significa “Electric”, e não será utilizada em modelos a combustão. Além disso, o nome “Recharge” passa a ser exclusivo dos carros elétricos e não será mais utilizado nos híbridos.

Como o objetivo da Volvo é abandonar os motores a combustão e se tornar uma marca 100% elétrica até 2030, a tendência é que todos os lançamentos futuros tenham a letra “E” antes da classificação da carroceria.

Um catálogo cheio de letras, siglas e números pode ser confuso, mas a Volvo facilitou o entendimento com uma padronização simplificada. As letras sempre indicam o tipo de carroceria e a matriz energética do veículo. Já os números determinam se o carro é compacto, médio ou grande. Veja abaixo:

Carroceria:

Tamanho:

Portanto, o nome do EX30 lançado recentemente indica que se trata de um utilitário esportivo elétrico de porte subcompacto; o antigo S60, descontinuado no Brasil mas ainda à venda em outros países, é um sedã médio com motor a combustão; já o XC90 é um utilitário esportivo de grande porte, também com motor a gasolina. E assim por diante…

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Certas versões podem receber sobrenomes. Este é o caso do pacote Cross Country, que incorpora visual aventureiro à perua V90.

Uma nomenclatura que foi adotada recentemente pela Volvo é “EM”. Até então, apenas a minivan EM90, exclusiva do mercado chinês, traz tal denominação.

Outros modelos com nomes inéditos devem surgir, como a próxima geração elétrica do sedã S90, confirmada pela marca sueca como ES90. Depois, o futuro XC60, que por muitos anos foi o carro mais vendido da fabricante no Brasil, se chamará EX60.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Mercado do boi gordo estável em São Paulo
Próxima Sistema Solar passou por uma nuvem fria interestelar que teria provocado era do gelo, diz estudo