O Volvo EX90 finalmente chega Brasil após uma pequena mudança de planos. Inicialmente, o SUV estava com debute programado para 2024, mas após imprevistos, teve sua estreia adiada para o início de 2025 – e cá estamos. O SUV grande já está em pré-venda, por R$ 849.990, e deve começar a ser entregue aos primeiros compradores em abril.
Autoesporte já testou o EX90 e você pode conferir nossas primeiras impressões clicando aqui.
O novo modelo da Volvo é apresentado como substituto direto do Volvo XC90, mas vai conviver com seu irmão, que seguirá à venda no mercado em versões híbridas. Todavia, o parentesco entre ambos justifica a semelhança no design. Apesar disso, diferenciam-se pelo fato de o EX90 ser primeiro SUV de sete lugares elétrico vendido pela marca sueca em nosso país.
O modelo faz sua estreia em versão única de acabamento, chamada Ultra Perfomance, equipada com dois motores elétricos, um dianteiro e um traseiro, que somam 524 cv de potência e 92,8 kfgm de torque. O SUV registra um zero a 100 km/h em 4,9 segundos. Afinal, trata-se de um veículo para a família. Já a autonomia é de até 459 km, segundo o Inmetro.
Em relação às dimensões, o EX90 chama atenção com seus 5,04 metros de comprimento, 1,74 m de altura, 1,96 m de largura e quase 2,98 m de entre-eixos. O porta-malas também é espaçoso, com capacidade de 310 litros para os sete lugares, 655 litros quando com a terceira fileira rebatida e 1.915 litros ao rebaixar também a do meio.
O interior do SUV elétrico chama atenção pelo minimalismo. São poucos botões, com grande parte das funções sendo executadas pela central multimídia de 14,5″ e uma segunda, apelidada de “tela do condutor de relance”, com 9″ e localizada na coluna do volante. Além disso, o acabamento em tons neutros traz um ar de sofisticação, com detalhes em madeira e estofado dos bancos em bege ou preto.
O EX90 virá equipado com diversas funções voltadas à proteção e segurança, como airbags com acionamento em duas etapas, airbag do joelho para o motorista, kit de reparo dos pneus, sistema de proteção contra lesões cervicais, proteção contra impacto lateral, vidros laterais e traseiros laminados, oito câmeras, cinco radares, Pilot Assist, LiDAR (capacidade de detecção exterior), 16 sensores ultrassônicos e sensoriamento de ocupantes — uma tecnologia que mede a concentração de olhares: o carro “entende” quando você está desatento, sonolento ou até bêbado.
O elétrico também oferece conforto com opção de massagem nos bancos dianteiros, assento elétrico do passageiro e do motorista (para este último, com função de memória), suporte lombar elétrico com quatro níveis de ajuste, sistema climático de quatro zonas, ar-condicionado e aquecedor elétrico de cabine.
E não para por aí! O modelo conta com nível de tecnologia avançado, que, com ajuda de Inteligência Artificial, permite interpretação de dados e atualizações de software a fim de ficar mais seguro. Em outras palavras, o veículo “aprende” novas funções e, no futuro, pode virar autônomo.
O novo Volvo EX90 chegará às concessionárias em abril pelo valor de R$ 849.990, com previsão de entrega dos primeiros carros para os clientes a partir de abril.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews