Volvo EX30 vende em cinco dias o que o XC40 comercializou no ano todo


O Volvo EX30 vendeu 1.000 unidades em cinco dias de pré-venda no Brasil e já deve ser o segundo carro elétrico mais vendido do país. O SUV, que foi apresentado por aqui na última semana, tem preços que variam entre R$ 219.950 e R$ 279.950.

O elétrico de entrada da fabricante sueca foi lançado com a missão de tornar a Volvo mais popular no segmento em meio a tantas montadoras chinesas. Aparentemente a estratégia está dando certo, tanto que o volume de reservas do EX30 na última semana é praticamente igual ao número de vendas do XC40 no ano.

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o Volvo XC40 é o carro elétrico mais vendido do Brasil atualmente. Foram 1.071 emplacamentos entre janeiro e agosto.

Só que o Volvo EX30 ainda não está nesta lista por um pequeno detalhe: as entregas das unidades reservadas e, consequentemente, seus emplacamentos, acontecerão apenas no próximo ano, que é quando o SUV elétrico estará nas concessionárias.

O EX30 será vendido no Brasil com duas opções de baterias e quatro de acabamentos. Seu visual mantém boa parte da filosofia de design da fabricante sueca, mas tem detalhes futuristas. A dianteira, por exemplo, não tem divisão para a grade, mas os faróis com o estilo “martelo de Thor” também estão no compacto, assim como em XC40, XC60 e XC90.

A traseira tem as lanternas divididas entre a tampa do porta-malas e o vidro traseiro. Por dentro, o SUV elétrico deixa de lado o tradicional cluster de instrumentos para dar lugar ao detector de fadiga. As informações do computador de bordo ficam expostas em uma tela central, que também trabalha como multimídia. Ela é compatível com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Os bancos são revestidos de couro sintético e tecido, enquanto os painéis das portas têm detalhes que imitam uma pintura. O ponto mais curioso é que o acionamento dos vidros elétricos, tanto dianteiro quanto traseiro, é feito no console central, e não nas portas. Carros como o novo Citroën C3 e o Renault Kwid têm soluções parecidas.

Vale lembrar que o EX30 é um SUV compacto com medidas próximas a de um T-Cross, embora o entre-eixos seja quase igual ao Compass. São 4,23 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,59 m de altura e 1,83 m de largura. O porta-malas tem 400 litros de capacidade.

O motor elétrico fica posicionado no eixo traseiro nas quatro versões. Em todas, são 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. A versão de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto as intermediárias e topo de linha fazem a mesma prova em 5,3 segundos.

Isso acontece por causa da composição da bateria. A versão mais básica tem o item composto por lítio-ferro-fosfato (LFP) e 51 kWh de capacidade, já as demais opções são equipadas com a de níquel-cobalto-manganês, de 69 kWh.

O Volvo EX30 ainda terá uma versão equipada com dois motores elétricos, um sobre cada eixo. Esta ainda não foi apresentada, mas a fabricante prometeu o lançamento da configuração mais potente do SUV elétrico para o próximo ano.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Homem é condenado a 13 anos de reclusão por estvpr0 virtual de vulnerável
Próxima Reforma e ampliação da ESF João de Barro será entregue em breve