Volvo EX30, SUV elétrico de entrada, custará R$ 110 mil a menos que o XC40; veja o preço


R$ 219.950. Este será o (competitivo) preço do novíssimo Volvo EX30. O SUV elétrico de entrada entrará em pré-venda nos próximos dias no Brasil e serão duas opções de bateria e quatro de acabamento. O valor é uma resposta a recém-investida chinesa da BYD e GWM. As informações são do colega e youtuber João Anacleto, do canal A Roda.

Segundo o jornalista, a opção de entrada E40 custará perto de R$ 220 mil e virá com um pacote de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 51 kWh com 272 cv de potência, recomendada para quem usa o carro diariamente em percursos mais curtos. A autonomia é de 350 km no ciclo WLTP. Entretanto, vale lembrar que nos novos padrões de medição do Inmetro, a autonomia dos carros elétricos no Brasil está até 30% menor. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos.

Já a E60 terá três níveis de acabamento: Core (R$ 239.950), Plus (R$ 265.950) e Ultra (R$ 279.950). A bateria de níquel-cobalto-manganês (NMC) tem 69 kWh e capacidade de rodar 480 km (WLTP). Desenvolve os mesmos 272 cv, mas a aceleração até os 100 km/h é feita em 5,3 s.

O EX30 será posicionado, claro, abaixo do XC40 Recharge, que começa em R$ 329.950 e também será mais barato que os rivais, como o BYD Yuan Plus, de R$ 270 mil ou o Chevrolet Bolt EUV, de R$ 280 mil.

A marca sueca ainda promete que as revisões nos três primeiros anos (ou 30 mil km) serão grátis. A Volvo quer ainda emplacar 17 mil carros elétricos em 2024, com o EX30 sendo responsável por metade deste objetivo.

O SUV compacto elétrico tem 4,23 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos — 4 cm a menos e 8 cm a mais, respectivamente, que um Chevrolet Tracker, por exemplo. Já o porta-malas tem capacidade de 320 litros, e ainda há pequeno um bagageiro na dianteira capaz de carregar mais 15 litros.

O SUV pode ser carregado em fontes ultrarrápidas de até 153 kW de potência, dependendo da versão, possibilitando a bateria ir de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos.

O EX30 é feito com componentes reciclados e é o carro com maior percentual de materiais sustentáveis da história da Volvo. O interior tem linho — uma fibra renovável derivada da linhaça — e tecido composto por 70% de poliéster reciclado. Como um bom Volvo, não falta segurança ao EX30. Há sistema de frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e motoboys.

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Fonte: direitonews

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