Volvo EX30: nova tabela do Inmetro revela autonomia do SUV elétrico de luxo


O Inmetro divulgou nesta sexta-feira (2) sua tabela atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Entre as novidades está a autonomia do Volvo EX30, SUV que está em pré-venda no Brasil, mas que só tinha seu alcance no padrão europeu (WLTP) conhecido.

Na medição brasileira, os números são menos otimistas. A versão E40, a mais barata, parte de R$ 229.950 em pacote único. Sua bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) tem 51 kWh de capacidade e abastece um único motor elétrico traseiro que desenvolve 276 cv de potência. A autonomia declarada no ciclo europeu é de 350 km. Já o Inmetro fala em 250 km.

Configurações intermediárias e top de linha serão vendidos no pacote E60. Neste caso, a bateria de níquel-cobalto-manganês (NMC) tem 69 KWh e proporciona autonomia de 338 km. A anunciada na época do lançamento era de 480 km (em ciclo WLTP).

Volvo EX30 é SUV elétrico de luxo com preço de Volkswagen e Jeep; leia o teste

Seu motor elétrico traseiro desenvolve os mesmos 276 cv da versão E40. A diferença fica por conta da aceleração de 0 a 100 km/h, que acontece em 5,7 segundos na básica e 5,3 s na E60. Há dois pacotes de customização para o EX30 E60: Plus (R$ 277.950) e Ultra (R$ 293.950).

O EX30 é o menor SUV da marca e é feito sobre a plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA), desenvolvida pela Geely em uma joint-venture com a Daimler. Antes de dar origem ao Volvo, a estrutura foi utilizada em carros exclusivos para o mercado chinês, como Ji Yue 01 e Zeekr 001. Já o desenho ficou por conta do time de design europeu, em Gotemburgo (Suécia).

Os valores estão mais altos do que os anunciados no início da pré-venda por causa do início da cobrança dos impostos de importação. Em dezembro, a Volvo já havia avisado que iria promover um aumento de 5% para o inédito SUV de entrada que tem o objetivo de responder por mais da metade das vendas da Volvo em 2024.

Quem comprou o modelo na pré-venda, inclusive, já sofrerá com o reajuste e terá que arcar com a diferença. O EX30 foi anunciado com preços entre R$ 220 mil e R$ 280 mil. “Esperamos não perder nenhuma das 2.000 reservas do carro”, disse Marcelo Godoy, presidente da Volvo Brasil na ocasião. As entregas são esperadas para meados do ano.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Juiz ao condenar irmãos que cortaram cabeça de homem: “Selvageria”
Próxima Meta é condenada em mais de R$100mil por Shadowban em contas de Instagram de médico cirurgião