“Quanto o Volvo EX30 vai custar no Brasil?”. Essa foi a pergunta mais feita pelos jornalistas durante a apresentação do SUV compacto elétrico em Milão, na Itália. Os questionamentos não resultaram em uma resposta concreta, mas o valor estimado é mais baixo do que os R$ 300 mil esperados. Além disso, o modelo faz parte de um ambicioso plano da fabricante sueca para dobrar as vendas da marca no Brasil e dar uma dor de cabeça inesperada para muitas montadoras — e não só do segmento premium.
Antes de tudo, a escolha de Milão para o lançamento não foi por acaso. Com todo o respeito aos nórdicos, mas os suecos têm um comportamento mais frio pouco caloroso, ao contrário dos italianos. Como o EX30 será lançado com grandes pretensões para a América Latina, a Volvo optou por lançá-lo em um país de comportamento mais semelhante.
Confirmado para chegar ao Brasil em 2024, sua pré-venda começa em setembro e será posicionado abaixo do XC40, que parte de R$ 329.950 e é o atual carro de entrada da marca por aqui. A estimativa de preço do EX30, a princípio, era de R$ 300 mil ou um pouco menos.
Conforme apurado por Autoesporte, o preço do novo SUV deve ficar na faixa dos R$ 250 mil, ou até menos. Isso muda bastante o cenário em que ele se encaixa no mercado, porque passa a incomodar não só outras marcas premium, como também fabricantes mais convencionais que certamente não tinham o SUV elétrico no radar.
Entre alguns exemplos podemos citar o Jeep Compass com motor diesel, Ford Bronco Sport e até sedãs, como o Honda Civic híbrido. Todos estão nessa faixa de preço.
Entre os elétricos, o EX30 deve ser concorrer com o Peugeot e-2008 (R$ 259.990), BYD Yuan (R$ 269.990) e JAC E-JS4 (R$ 242.900).
Como é o Volvo EX30?
O SUV compacto elétrico parece menor por foto do que pessoalmente. São 4,23 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos — 4 cm a menos e 8 cm a mais, respectivamente, que um Chevrolet Tracker,. Já o porta-malas tem capacidade de 320 litros, e ainda há pequeno um bagageiro na dianteira capaz de carregar mais 15 litros.
O espaço no banco traseiro não é dos melhores para pessoas altas, como é o meu caso. Com 1,87 m e o assento do motorista ajustado para mim, o meu joelho encosta totalmente no banco. O espaço para a cabeça é bom.
A versão de entrada terá um pacote de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 51 kWh com 272 cv, que é mais econômica e consome menos recursos na sua produção, que é recomendada para quem usa o carro diariamente em percursos mais curtos. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos.
A autonomia é de 350 km no ciclo WLTP. Entretanto, vale lembrar que nos novos padrões de medição do Inmetro, a autonomia dos carros elétricos no Brasil está até 30% menor.
A outra variante tem bateria de níquel-cobalto-manganês (NMC). Neste caso, o SUV tem 69 kWh de capacidade e desenvolve os mesmos 272 cv. A aceleração de 0 aos 100 km/h é feita em 5,3 segundos e a autonomia sobe para 480 km.
O SUV pode ser carregado em fontes ultrarrápidas de até 153 kW de potência, dependendo da versão, possibilitando a bateria ir de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos.
O EX30 é feito com componentes reciclados e é o carro com maior percentual de materiais sustentáveis da história da Volvo. O interior tem linho — uma fibra renovável derivada da linhaça — e tecido composto por 70% de poliéster reciclado.
Ao extinguir as emissões em toda a produção e ciclo de vida, a Volvo revela que conseguiu reduzir sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 km para menos de 30 toneladas. Isso representa uma redução de 25% em comparação com outros carros elétricos dentro da própria marca, como C40 e XC40.
Cerca de um quarto de todo o alumínio usado na fabricação do carro é reciclado, assim como 17% de todo o aço e do plástico, de acordo com a Volvo.
O presidente da Volvo América Latina, Luiz Resende, está confiante. Primeiro, porque acredita que o preço vai atrair muitos novos clientes que buscam um carro premium elétrico por um valor mais acessível. A expectativa é de que com a chegada do SUV elétrico aumente a representatividade da marca no país e dobre o volume de vendas de 10 mil em 2023 para 20 mil em 2024.
Atualmente, a Volvo tem 44 concessionárias em todas as regiões do Brasil e promete abrir várias outras com a chegada do EX30 para ampliar a rede nacional. A ofensiva de terreno também será feita com os carregadores. A marca tem pouco mais de 1 mil wallboxes em vários lugares públicos, como estacionamentos, supermercados, shoppings e postos de combustível. Deste total dez são rápidos: 150 kWh e as baterias são recarregadas em cerca de 40 minutos.
Nas próximas semanas mais 28 carregadores rápidos serão lançados e a expectativa é de que o investimento aumente no ano que vem com a chegada do EX30, inclusive com expansão de aparelhos para outras regiões do Brasil nas regiões centro-oeste, nordeste e norte.
A Volvo também quer que o EX30 seja o elétrico mais vendido do Brasil. Essa missão não parece muito difícil, já que o XC40 elétrico tem o posto atualmente, com 784 vendas no ano até o fechamento de maio.
Como um bom Volvo, não falta segurança ao EX30. Há sistema de frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e motoboys.
Outra tecnologia será a nova geração do recurso Park Pilot Assist, sistema de assistente de estacionamento. A tecnologia identifica vários tipos de vagas de estacionamento disponíveis ao seu redor — curvadas, paralelas, perpendiculares e na diagonal.
A central multimídia tem tela de 12,3 polegadas, maior do que as presentes no XC40 e C40. A conexão 5G está disponível ao menos na Europa, então temos que esperar a chegada ao Brasil para saber se a Volvo manterá.
Unindo tecnologia, a reputação da marca e um preço competitivo, o plano ambicioso da Volvo no Brasil pode ser uma tacada de mestre para colher o maior volume de vendas de sua história por aqui. E os concorrentes que se cuidem, porque muita gente pode abrir mão de outros carros, como um Compass Trailhawk para colocar um EX30 na garagem.
Aguardemos os próximos capítulos, mas a chance deste plano dar certo é muito grande.
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Fonte: direitonews