Volvo ES90: sedã elétrico que carrega em 20 minutos chega ao Brasil em 2026


Apresentado no mercado internacional no início do ano, o Volvo ES90 já está com passaporte carimbado para chegar ao Brasil. Autoesporte apurou junto à marca que o lançamento nacional está confirmado e deverá acontecer no segundo semestre de 2026. O sedã grande é o primeiro carro da fabricante sueca com arquitetura elétrica de 800 volts e chama atenção por ter design inspirado em carros de outras categorias, como SUVs e fastbacks.

Na dianteira, o destaque fica por conta dos faróis com o característico ‘Martelo de Thor’ presente em toda a linha da marca. Já a traseira adota segmentos de LED separados das lanternas e instalados diretamente nas laterais do vidro. Destaque ainda para as rodas de até 22 polegadas posicionadas bem nas extremidades da carroceria (graças ao entre-eixos de 3,10 metros).

A altura do solo é de 18 centímetros (incomum para sedãs), ao passo que o coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,25 Cx (o menor da história da Volvo em um carro de produção em série). O comprimento, por sua vez, é de cinco metros cravados.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

No interior, o ES90 repete a fórmula minimalista já conhecida do EX90 e do EX30, concentrando praticamente todos os comandos na tela central de 14,5 polegadas. O sistema é baseado no Android Auto e conta com todos os recursos do Google, incluindo assistente de voz e vários aplicativos de entretenimento, como YouTube ou Spotify.

Destaque ainda para a integração do Google Maps com as informações do trem de força do carro. Dessa forma, rotas, lugares, paradas e tempos de carregamento são calculados de forma precisa e confiável, eliminando o efeito ansiedade da viagem. Uma tela menor, de 9 polegadas, fica à frente do motorista e faz o papel de quadro de instrumentos.

A Volvo ainda não confirmou as especificações do ES90 para o Brasil, mas no exterior o modelo chama atenção pelo conjunto elétrico tecnológico e eficiente. Um dos principais destaques é a arquitetura elétrica de 800 volts, que oferece gerenciamento de energia otimizado e carregamento mais rápido (300 kW e 350 kW de pico máximo, dependendo da bateria).

Na prática, indica a possibilidade de recarregar completamente o carro em cerca de 20 minutos ou acumular 300 km de autonomia em apenas 10 minutos.

Na Europa, são dois tamanhos de bateria disponíveis: 92 kWh para 650 km de autonomia e 106 kWh para 700 km de alcance, ambos no padrão WLTP. No primeiro caso, o motor é simples, combinado com tração traseira, entregando 333 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração 0 a 100 em 6,9 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.

Na outra opção, um segundo motor elétrico é adicionado ao conjunto, formando tração nas quatro rodas e entregando potência total de 449 cv, além de torque de 68,3 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h cai para 5,5 segundos. Há ainda uma versão de desempenho, com o mesmo powertrain, mas com potência elevada para 680 cv e torque para 88,7 kgfm. A aceleração, neste caso, fica em 4 segundos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores 'M4conh4 de playboy’: uso do Ice avança entre jovens de classe média alta e preocupa autoridades
Próxima Após 27 Anos, Matt Cameron Deixa o Pearl Jam