Lançado em 2018 para ser o sucessor do Volkswagen Voyage, o Virtus chegou ao mercado como um sedã premium, oferecendo motor 1.6 aspirado MSI e TSI 200 1.0 turbo. Com a saída de linha do antecessor, o novato precisou, contudo, ser simplificado.
Em 2023, em uma reestilização, passou a oferecer o TSI 170, ou seja, uma configuração mais mansa do 1.0 turbo, com potência reduzida dos 128 cv para 116 cv e o torque caindo de 20,4 kgfm para 16,8 kgfm.
Na mudança mais recente, o Virtus passou a ser oferecido em uma versão mais simples, a Sense, voltada para o público PCD com direito a isenção de IPI e ICMS na compra do carro, mas também disponível para o público geral. Os preços partem de R$ 103.990.
O sedã agrada pelo seu porte quase de médio. No quesito dimensões, tem 4,56 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,48 m de altura e tem a distância entre-eixos de 2,65 m. O porta-malas se destaca com seus 521 litros.
Mas nem todos os consumidores estão satisfeitos e alguns foram até os sites especializados em reclamações para se queixar do eixo traseiro trincado, que já foi alvo de recall em outro modelo. Além disso, a facilidade de furtar o emblema dianteiro para a retirada do sensor do ACC – algo que acontecia também no Nivus – é outro motivo para reclamações de clientes.
Uma perigosa trinca no eixo traseiro do Virtus é motivo de queixa de vários clientes da marca no Reclame Aqui. A marca já fez um recall para o T-Cross pelo mesmo motivo, mas a falha é comum ao sedã e também ao hatch Polo.
“Levei meu Virtus 2019 com 50 mil km para a sexta revisão programada na concessionária e, para minha surpresa, foi constatada uma trinca no eixo traseiro com um orçamento de R$ 5.700 para reparo. A concessionária alegou que foi recorrente de alguma pancada e que não estava em garantia, contudo o trajeto que faço é somente em trechos curtos dentro da cidade, o que me estranhou bastante já que não lembro de nenhuma batida recente”, disse um proprietário.
Relatos
O que diz a Volkswagen
“A saúde e a segurança de nossos consumidores são de extrema importância para a Volkswagen de modo que as campanhas de recall são realizadas sempre de acordo com o previsto na legislação aplicável. Os modelos Volkswagen contam com três anos de garantia total, e seguem rigorosamente todos os testes de durabilidade e resistência, atendendo ao mais alto padrão de qualidade do Grupo Volkswagen no mundo.”
Um problema comum e já resolvido no T-Cross e no Nivus, o furto do emblema dianteiro da Volkswagen para a retirada do sensor do ACC, o piloto automático adaptativo, também atinge proprietários de Virtus.
Outro cliente Volkswagen que teve esse problema conta que instalou um novo sensor e, para evitar um novo furto, o prendeu no para-choque, mas o equipamento parou de funcionar. “Levei para a revisão de um ano e solicitei a calibração despreocupado de ser cobrado por uma deficiência que a montadora proporcionou, mas me cobraram três vezes o valor do sensor”, disse.
Relatos
O que diz a Volkswagen
“A Volkswagen do Brasil informa que foi desenvolvido, junto à engenharia, um sistema antifurto para o emblema Volkswagen. O Novo Nivus já aparece equipado com esse componente atualizado, assim como o recém-lançado T-Cross”.
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Fonte: direitonews