Volkswagen vai vender (e não só alugar) Kombi elétrica e ID.4 no Brasil


Demorou, mas a Volkswagen finalmente terá carros elétricos no Brasil. Depois de confirmar o SUV ID.4 em março deste ano, a empresa anunciou recentemente que o modelo será oferecido por assinatura, com mensalidades partindo de R$ 9.990. No início do mês, a fabricante anunciou que a ID.Buzz, uma espécie de releitura moderna (e elétrica) da Kombi chegará ao país em um primeiro lote de 70 exemplares, também oferecidos por aluguel.

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No entanto, após esses lotes iniciais, a Volkswagen vai comercializar a dupla elétrica de forma convencional, nas concessionárias. A informação foi confirmada pelo CEO da empresa no Brasil, Ciro Possobom em entrevista exclusiva ao CBN Autoesporte. O programa completo vai ao ar neste domingo (22) às 9h na Rádio CBN e estará disponível como podcast na sequência.

“Os primeiros 70 carros foram para comemorar os 70 anos. Os próximos serão vendidos”, disse Possobom. O executivo não disse quando isso deve acontecer ou qual é a estimativa de preços dos modelos. Nem mesmo o custo de locação da ID.Buzz foi definido.

E são exatamente os preços que podem tornar o caminho dos elétricos difícil no Brasil. A chegada das chinesas BYD e GWM fez com que diversas fabricantes baixassem as tabelas de seus modelos movidos a bateria. Uma delas é a Volvo, que já oferece o XC40 por menos de R$ 300 mil.

O ID.4 poderia até ser considerado um concorrente do SUV sueco. Na Alemanha, a versão semelhante à oferecida por assinatura no Brasil custa 48.635 euros, ou algo perto de R$ 258 mil na conversão direta. Ainda que elétricos não paguem imposto de importação, há uma série de outros custos, o que certamente eleva o preço final.

A situação da ID.Buzz é ainda mais delicada, já que a van é vendida por 64 mil euros na Alemanha, ou R$ 340 mil, também na conversão direta.

Tanto ID.4 como ID.Buzz compartilham plataforma e conjunto mecânico. São construídos sobre a base modular MEB e trazem motor de 204 cv e 31,6 kgfm que movimenta o eixo traseiro. As baterias são de 77 kWh.

A van parece uma grande caixa com 4,71 m de comprimento, 1,99 m de largura e 2,98 m de distância entre-eixos. Características das primeiras Kombis, como o grande símbolo da Volkswagen e a pintura saia e blusa, dão as caras nessa releitura moderna.

O ID.4 é um pouco menor. São 4,58 m de comprimento, 2,77 m de entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,64 m de altura. A autonomia, segundo o Inmetro é de 370 km.

Os dois modelos trazem lista de equipamentos recheada. Há frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa com correção no volante, quadro de instrumentos digital, detectores de fadiga e ponto cego, controlador de velocidade adaptativo e ar-condicionado digital.

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Fonte: direitonews

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