O Grupo Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (13), a construção de uma megafábrica na cidade de St. Thomas, em Ontário (Canadá), para a produção de baterias automotivas. Segundo a fabricante alemã, o objetivo é se firmar no mercado da América do Norte, onde o segmento de carros elétricos vem crescendo com rapidez.
Esta é a terceira unidade da PowerCo, empresa de baterias do Grupo, anunciada e a primeira norte-americana – as outras ficarão em Salzgitter (Alemanha) e Valência (Espanha) e estão previstas para 2025 e 2026, respectivamente. A fábrica canadense deverá entrar em operação em 2027.
O Canadá foi escolhido por oferecer as melhores condições para a construção da unidade de produção, incluindo a oferta de matérias-primas usadas na confecção das baterias. A Volkswagen afirma ainda que pretende introduzir uma linha contendo mais de 25 modelos elétricos nos EUA até 2030, por isso a nova fábrica será fundamental nessa estratégia.
Além disso, a empresa também pretende ampliar suas fábricas localizadas no México, nas cidades de Puebla e Silao, para a montagem de carros elétricos e seus motores. Esses planos, porém, devem se tornar realidade apenas em meados da próxima década.
O Grupo vai usar o nome Scout para criar uma nova marca voltada para o segmento de SUVs e picapes elétricos com vocação off-road. Os veículos serão construídos na fábrica da Volkswagen em Columbia, na Carolina do Sul (EUA) a partir de 2026. A expectativa é produzir 200 mil unidades da submarca por ano.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews