A Volkswagen acaba de apresentar a terceira geração do Tiguan nos Estados Unidos. O SUV, que passou por uma renovação completa no visual e lista de equipamentos, é feito em Pueblo (México). Por lá, a VW produz o Tiguan Allspace, que sairá de linha para dar lugar ao substituto, e abastece o mercado brasileiro. Portanto, o Tiguan 2025 norte-americano antecipa o que poderemos ver por aqui em um futuro breve.
Ao contrário da Europa, onde o modelo foi lançado com o nome Tayron, não há opção de sete lugares para os Estados Unidos. Assim, apenas a configuração de cinco assentos está disponível. Lembrando que o Tiguan 2025 é feito sobre a nova plataforma MQB Evo, que também dará origem a modelos médios no Brasil.
No design, o Tiguan mexicano é bem similar ao Tayron europeu. O destaque fica para os faróis com tecnologia IQ.Light, bem como as lanternas interligadas com uma faixa iluminada. O modelo também incorpora um filete de luz na parte inferior do para-choque traseiro. Nos Estados Unidos, a opção de entrada vem de fábrica com rodas de 17”. Há opções com 19” e 20” nos pacotes mais caros.
A Volkswagen não fala sobre tamanho. Entretanto, será mais curto que o modelo disponível na Europa, que oferece 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e generosos 2,79 m de distância entre-eixos. Já o porta-malas tem 855 litros de capacidade na versão de cinco lugares.
Tais medidas, aliás, podem mudar também no Brasil. A questão é que, por se tratar de uma plataforma modular, a equipe de engenharia deve alterar as proporções do modelo de acordo com o lugar em que é fabricado.
Sob o capô, há o já conhecido motor 2.0 turbo a gasolina (EA888), que passou por uma recalibração e ficou 17 cv mais potente. Dessa forma, passa de 184 cv para 201 cv no total. O torque não foi divulgado, tampouco o consumo, mas o conjunto está ligado ao câmbio automático de oito velocidades. No Brasil, o Tiguan Allspace rende 186 cv. Veja as impressões abaixo:
Outro detalhe é que, por conta de novos componentes de alumínio e aço de alta resistência, presentes na suspensão e carroceria do SUV, o Volkswagen Tiguan 2025 está 77 kg mais leve, segundo a marca. A tração ainda pode ser dianteira ou integral 4Motion.
Lembrando que, na Europa, o Tayron está disponível em versões a gasolina e diesel, sempre com algum nível de eletrificação. A configuração mais simples traz motor 1.5 a gasolina de 150 cv, apoiado por um pequeno módulo elétrico de 48V. O motor 2.0 turbodiesel equipa os modelos intermediários, entregando 150 ou 193 cv, sempre com tração integral.
Por fim, as duas variantes mais equipadas trazem motor 1.5 a gasolina e conjunto híbrido plug-in, com bateria de 19,7 kWh. Assim, o Tayron pode entregar 204 ou 272 cv.
A Volkswagen também aproveitou para dar um toque de modernidade na cabine do Tiguan. O SUV passa a oferecer um painel digital de 10,25 polegadas, bem como uma nova central multimídia de 12,9” – com opção de 15” para as versões mais caras. O Tiguan ainda oferece carregador sem fio e ar-condicionado automático de duas zonas. Além disso, a manopla do câmbio agora está presente na coluna de direção, ampliando o espaço no console central.
Nas configurações topo de linha, acrescenta head-up display, iluminação ambiente com 30 opções de cores, ar-condicionado de três zonas e sistema de som Harman Kardon premium com 12 alto-falantes. Seu acabamento é caprichado, combinando couro, tecido e materiais emborrachados.
Em termos de segurança, o Volkswagen Tiguan 2025 adiciona quatro novos airbags (de joelho, central e laterais traseiros), totalizando dez. Além disso, inclui o pacote com sistema semiautônomo de nível 2 com itens como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, assistente de manutenção em faixa, entre outros.
Até o momento, a Volkswagen não revelou os preços e versões do novo Tiguan — o que deve acontecer em breve, já que o lançamento oficial está previsto para ocorrer no começo de 2025. A mesma estratégia está sendo usada na Europa, onde o SUV chega às lojas também no início do ano que vem.
Vale dizer que, com a linha de montagem no México, o SUV estará isento do imposto de importação no Brasil. A previsão para o mercado nacional é que o novo Tiguan (ou Tayron) venha como um substituto do Tiguan Allspace. Inclusive, deve ocupar até a mesma faixa de preço, custando entre R$ 280 mil e R$ 300 mil, dependendo da versão. Seja como for, não há uma data oficial para o lançamento na América do Sul.
Fonte: direitonews