Volkswagen Tera: novo SUV popular resgata versão do Up!


A revelação do Volkswagen Tera está bem próxima de acontecer. O novo SUV de entrada da marca no Brasil será apresentado no dia 2 de março, durante o Carnaval carioca. Para cravar essa data, a fabricante revelou um teaser do modelo, que esconde um detalhe: um letreiro logo abaixo do retrovisor com o nome “High”, que indica ser a versão topo de linha do Tera.

Algo interessante é que esse era o mesmo nome da versão mais cara do finado Up!, que saiu de linha em 2021. E se trata de uma simplificação do nome Highline, usado geralmente como versão de topo de outros produtos da marca. Dessa forma, revela os planos da fabricante de trazer um produto mais acessível e diferente dos utilitários já disponíveis na linha.

Fato é que, por ora, a Volkswagen não divulgou quais configurações estarão disponíveis para o Tera. Entretanto, já se sabe que ele ficará posicionado abaixo de Nivus e T-Cross, com preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil.

Dessa forma, há grande potencial de ser o SUV mais vendido da fabricante no país. Atualmente, o Volkswagen T-Cross parte de R$ 119.990 e alcança R$ 184.490 na tabela de preços. Já o Nivus tem valores entre R$ 143.990 e R$ 160.790, nas versões Comfortline e Highline.

Mesmo que a “olho nu” não seja possível ver o nome completo na imagem, tudo indica que a versão mais cara do SUV pode vir equipada com rodas de liga leve de 17 polegadas (presentes no modelo durante a antecipação no Rock in Rio), bem como faróis de LED afilados ao lado dos faróis de neblina. Ou seja, o conjunto herdado do Nivus.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Na configuração mais cara do Tera, o motor escolhido é o TSI 170 de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, que pode ser aliado a uma caixa manual de cinco ou automática de seis velocidades. Entretanto, na linha de ser um modelo com proposta “popular”, conforme antecipado por Autoesporte, também virá com o motor 1.0 MPI aspirado flex de 84 cv de potência do Polo Track nas opções mais básicas.

Feito sobre a plataforma MQB A0, a expectativa é de que o Tera tenha um design bem próximo ao de produtos europeus da Volkswagen, com toques até de Tiguan. Além disso, terá medidas próximas de Polo e Nivus, com entre-eixos de 2,57 metros. Dessa forma, vai brigar de forma direta com Renault Kardian e Fiat Pulse, que partem de R$ 106.990 e R$ 107.990, respectivamente.

O novo SUV de entrada da Volkswagen será produzido em Taubaté (SP) e usará estrutura de outro produto do grupo, o gringo Skoda Fabia. É daí que o SUV nacional irá “tirar” o formato das colunas A e B, bem como das portas laterais, além da base dos painéis internos e o banco traseiro.

A expectativa é de que o interior do Tera seja o mais distinto entre os modelos Volkswagen que temos aqui no Brasil. Mesmo assim, alguns itens serão comuns ao Nivus, por exemplo, como a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas usada na versão Comfortline do SUV compacto.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Omoda Jaecoo recebe parte do terreno de fábrica da Caoa Chery em SP
Próxima Fiat Fastback e Pulse vão atualizar sistema híbrido para resolver falhas