Volkswagen terá mais 3 lançamentos no Brasil em 2025; confira quais


A Volkswagen confirmou que terá mais três lançamentos no Brasil ainda em 2025: Golf GTI, Jetta GLI e o terceiro não teve o nome divulgado, mas certamente será o Taos renovado. Neste ano a marca já apresentou o Nivus GTS, versão com apelo esportivo do SUV cupê, e o inédito Tera, que vendeu 12 mil unidades em apenas 50 minutos durante o lançamento, no final de maio.

A marca não confirmou nenhuma data, apenas que os três chegam no segundo semestre. Os dois esportivo devem ser lançado juntos no último trimestre do ano. Autoesportetestou o novo Jetta GLI com exclusividade no México, onde ele é produzido e importado para o Brasil.

O sedã esportivo passou por mudanças visuais e mantém o mesmo (e ótimo) motor 2.0 TSI de 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, ligado ao câmbio DSG automatizado de dupla embreagem com sete marchas e caixa banhada a óleo. Nos Estados Unidos, há uma opção manual de seis marchas, porém, ela não deve chegar ao Brasil.

É uma reestilização de meia-vida em comparação com o Jetta GLI oferecido por aqui atualmente, ainda como linha 2024, que custa R$ 250.990. O atual deve ficar na faixa dos R$ 270 mil a R$ 280 mil.

Na dianteira, o destaque vai para um aplique na mesma cor da carroceria, que agora reveste a parte superior da grade frontal. Os faróis de LED também têm formato diferente. Na região inferior do para-choque, o Jetta tem um friso vermelho que sobe em direção às tomadas de ar frontais. Sua tonalidade é a mesma da assinatura GLI presa à grade frontal. Ainda na parte inferior, há uma nova grade hexagonal em estilo colmeia.

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Na traseira, as lanternas são as mesmas, apenas trocando os grafismos e a disposição das luzes. Agora, porém, são interligadas por um friso que também leva a sigla GLI no centro da tampa do porta-malas. Duas saídas de escape completam o visual esportivo.

Por dentro, os bancos de couro preto têm costuras vermelhas aparentes até na parte traseira. Os tapetes também são bordados. Não há saída de ventilação ou tomadas USB para recarregar o celular, itens que se tornaram básicos nos carros importados.

Vale destacar o novo volante, que mistura aço escovado e plástico vermelho. À frente do motorista, o cockpit digital traz informações como velocímetro, computador de bordo, histórico de revisões e hodômetro. Já a central multimídia VW Play com tela flutuante de 10,1 polegadas traz conexão de Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fio.

O retorno do Golf GTI ao Brasil acontece em um momento no qual o mercado de hatches médios está ganhando nova vida no país com versões esportivas, como os japonesas Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla. Para competir com os rivais asiáticos, o Volkswagen Golf GTI 8,5 traz um pacote esportivo um pouco mais modesto.

Seu motor é o conhecíssimo 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina, com injeção direta, da família EA888. É o mesmo que está presente no Jetta GLI, porém em uma calibração mais agressiva, entregando 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque.

O câmbio é também famoso, o DSG automatizado de dupla embreagem e sete marchas banhado a óleo. Com esse conjunto, o 0 a 100 km/h ocorre em 5,9 segundos.

Entre os destaques do novo Volkswagen Golf GTI estão faróis e lanternas de LED, sendo o conjunto óptico dianteiro com função IQ Light Matrix e efeito 3D na traseira. As rodas são aro 19 e há diversos adereços esportivos na carroceria, como spoiler, saias laterais e duas saídas de escape.

Por dentro, o novo Volkswagen Golf GTI se notabiliza pela central multimídia MIB4, de 12,9 polegadas, com comando de voz inteligente e integração com inteligência artificial via ChatGPT, além de quadro de instrumentos digital e possibilidade de bancos com tecido xadrez, como manda a tradição da família esportiva.

Como seus rivais custam mais de R$ 400 mil, a tendência é de que o modelo não chegue nessa faixa de preço.

O único nome que não foi confirmado é o do Taos, porém, ele deve ser o terceiro integrante da lista. O SUV médio renovado manterá o mesmo motor 250 TSI, 1.4 turbo flex de quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta, capaz de render até 150 cv e 25,5 kgfm. A novidade será mesmo a troca do câmbio automático AQ250 de seis marchas pelo AQ300 de oito velocidades, com tração ainda dianteira.

No visual, os faróis ficarão mais afilados, assim como a grade superior, enquanto o para-choque frontal terá recortes e tomada de ar maior. Na traseira, as lanternas passam a se unir por uma barra luminosa contornada por uma régua em preto brilhante, como já acontece com o T-Cross. Haverá, ainda, novas rodas de 17 a 19 polegadas.

Por dentro, o Taos 2025 terá novos revestimentos e um painel redesenhado, com a central multimídia VW Play Connect de 10 polegadas. O comando do ar-condicionado será digital e a Volkswagen promete melhorar o isolamento acústico do projeto.

Atualmente, o Taos é vendido no Brasil em duas versões: Comfortline e Highline, com preços de R$ 206.990 e R$ 231.990, respectivamente. O modelo renovado também será importado do México e certamente os valores deverão ser maiores que os atuais.

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Fonte: direitonews

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