Volkswagen Taos: investimento para renovar SUV está suspenso, diz executivo


Após apresentar a nova Amarok, que em breve estreia no Brasil, a Volkswagen vai mudar o rumo na estratégia de lançamentos. De acordo com Marcellus Puig, presidente da VW na Argentina, a marca resolveu suspender o desenvolvimento da reestilização do Taos, que estava prevista para ser lançada no segundo semestre de 2025. “Estamos repensando tudo”, disse o CEO.

Durante entrevista, o presidente declarou ser um momento difícil. Ainda assim, deixou em aberto a possibilidade do retorno do projeto. “Neste ano de crise, suspendemos o desenvolvimento do Taos para rever os custos. Mas os planos são de continuar produzindo o SUV por aqui. Depois do final do ano, voltaremos a conversar”, revelou.

Seja como for, Puig abre uma ressalva sobre a competitividade em relação a fábrica de Puebla, no México, que também produz o Taos. Segundo ele, com uma baixa carga fiscal, torna “impossível de competir”. Por isso, o CEO citou o Brasil para dizer que, nestes casos, programas como o Mover ajudam muito.

De qualquer forma, é fato que a reestilização do Taos também vai atrasar por aqui, onde o SUV até já foi flagrado, em Taubaté (SP). Mas tudo indica que novos anúncios devam acontecer no começo do ano que vem. “Estamos discutindo com a matriz o plano de investimentos para o próximo ciclo de cinco anos”, completou.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

No Brasil, o Volkswagen Taos nunca chegou a emplacar o bastante para incomodar Jeep Compass e Corolla Cross, os líderes do segmento. Para se ter uma ideia, no acumulado até julho de 2024, o modelo da marca alemã teve 9.089 vendas, de acordo com a Fenabrave. No mesmo período, Corolla e Compass venderam 20.002 e 27.517 unidades, respectivamente.

Para tentar garantir mais comercializações, a Volkswagen reduziu em até R$ 6 mil os preços do SUV em fevereiro. Entretanto, a grande aposta para um melhor cenário era a reestilização do SUV.

Desde o lançamento no Brasil, em maio de 2021, o Taos traz motor 1.4 turbo 250 TSI, que entrega até 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de seis marchas. Atualmente, a versão de entrada, Comfortline, custa R$ 190.990. Já a Highline, topo de linha, não sai por menos de R$ 214.990.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Justiça condena a 21 anos de prisão ass4ssin0 de advogada m0rt4 em Fortaleza a mando de escrivã
Próxima Inflação oficial sobe para 0,38% em julho