Volkswagen Saveiro é a caminhonete mais barata do Brasil, mas já sente o peso da idade; leia o teste


Quando a atual geração da Volkswagen Saveiro foi lançada, Lady Gaga era a cantora mais popular do mundo, Neymar jogava pelo Santos e Steve Jobs aproveitava seu último ano de vida trabalhando no iPhone 4. A picape compacta é vendida como uma cápsula do tempo que relembra como carros bons eram feitos em meados de 2010, mas sente (bastante) o peso da idade.

A Saveiro é a última representante da família Gol ainda produzida no Brasil. Tanto o hatch quanto o sedã Voyage deram adeus ao mercado em dezembro do ano passado, rendendo até uma versão de despedida muito cobiçada para o Gol.

Por ser a configuração mais barata (ou, se você preferir, “pé-de-boi”), a unidade que testamos tem cabine simples e praticamente não mudou. O preço é de R$ 94.490, mas chega aos R$ 90.190 com o programa de descontos do governo.

Trata-se da mesma Saveiro lançada em 2017, com os faróis mais protuberantes e até um apoio lateral para o pé na hora de acessar a caçamba. As versões mais caras vão passar por atualizações profundas.

A grade frontal é o que mais deve mudar, com novos filetes cromados na horizontal, inspirados em SUVs como T-Cross e Taos. A intenção da Volkswagen é deixar a dianteira da Saveiro mais robusta e elegante para bater de frente com a Fiat Strada.

Não espere muitas mudanças na traseira. O formato das lanternas será igual até nas versões de topo, com algumas alterações nos grafismos e na disposição das luzes. O interior da Saveiro também permanece o mesmo, mas essa é uma boa notícia. Para um carro lançado em 2010 e que está no final de seu ciclo de vida, o design atual é satisfatório.

Fiquei surpreso pelo fato de a versão Robust incorporar um computador de bordo bem simples no painel de instrumentos. De qualquer forma, não há rádio, volante multifuncional e retrovisores elétricos.

Também não espere qualquer variação nas texturas dos plásticos ou no acabamento de tecido das portas. O único charme da Saveiro Robust está nos detalhes cromados em volta das saídas do ar-condicionado — e nada mais.

A Saveiro é um retrato dos carros da Volkswagen da década de 2000. A posição de dirigir é alta, deixando o quadril do motorista em um patamar mais elevado na comparação com Polo, Virtus e T-Cross.

Direção elétrica? Eletro-hidráulica? Nada disso. Como uma picape desenvolvida nos anos 2000, a Saveiro Robust é vendida apenas com direção hidráulica e não há grandes vaidades. Coloque força nesse muque!

Mesmo com estilo e equipamentos espartanos, a picape é muito confortável de dirigir, principalmente em virtude do casamento do motor 1.6 com o câmbio manual de cinco marchas. Com etanol, a picape desenvolve 116 cv a 5.750 rpm e 16,1 kgfm a 4.000 rpm, e pode atingir 100 km/h em 9,9 segundos.

A caçamba tem capacidade para para levar 924 litros no método VDA (medido em blocos de 1 litro), além de carregar 660 quilos de carga.

A Saveiro Robust é uma picape honesta e simples para aqueles que buscam um veículo confiável para o trabalho. Mas é bom aproveitar logo, pois com o encarecimento de todos os carros no Brasil, a tendência é de que seu valor encoste nos R$ 100 mil nos próximos meses.

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Fonte: direitonews

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