Volkswagen Saveiro Cross usada: preços, equipamentos e ficha técnica


O segmento de picapes compactas foi dominado pela Fiat Strada nas últimas décadas, tanto na venda para o trabalho, quanto para o público que gosta do estilo e usa a caminhonete para o lazer. Nesse segmento, a Fiat oferecia um produto de sucesso, a versão Adventure, com apelo aventureiro e que era adornada por adereços plásticos e pneus de uso na terra.

A Volkswagen até tentou encarar a rival com a versão Trooper de sua Saveiro, mas não foi o suficiente. Por isso, em 2010, nascia a Saveiro Cross com a mesma receita: muitos plásticos pretos, suspensão levemente elevada e pneus lameiros. O modelo logo caiu na graça do público que gosta de caminhonetes. Comprar um usado, porém, exige alguns cuidados. Conheça mais sobre o carro a seguir.

No lançamento, a Saveiro Cross era vendida em versão única e tinha somente uma opção de carroceria, a de cabine estendida. Vinha com o mesmo motor 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm do Gol e do Voyage, além do câmbio manual de cinco velocidades.

Em 2015, a picape foi equipada com um motor 1.6 16v de até 120 cv e 16,8 kgfm quando abastecido com álcool. A única opção de transmissão continuava sendo o manual, mas a essa altura a Saveiro já havia recebido controle de tração com bloqueio eletrônico de diferencial como resposta ao Locker, da Strada, que precisava ser acionado manualmente.

No mesmo ano chegou a carroceria com cabine dupla de duas portas. O banco traseiro para três pessoas, no entanto, era apertado e destinado a levar somente crianças com um certo conforto.

Em relação ao consumo, a nova geração da Volkswagen Saveiro Cross pode fazer até 7,9 km/l com gasolina ou 11,4 km/l com etanol, ambos na cidade. Já as primeiras versões da picape, com motor 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm, são um pouco menos econômicas.

Mesmo sendo uma versão topo de linha da Saveiro, a Cross nem sempre foi bem equipada. Quando foi lançada, em 2010, ar-condicionado, aquecimento, freios ABS, airbag duplo e sistema de som eram opcionais. Por outro lado, tinha direção hidráulica, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15 e bancos revestidos parcialmente de couro.

Para a linha 2013, prevendo a legislação que obrigaria os equipamentos no ano seguinte, a Volkswagen colocou os freios ABS e o airbag duplo como itens de série.

A primeira grande mudança, no entanto, veio só na linha 2014, quando a picape teve a frente remodelada acompanhando as mudanças da linha Gol. Além das diferenças do interior, também começou a ser fabricada com ar-condicionado, sensor de ré, computador de bordo e sistema de som com Bluetooth.

Em março de 2016, já como linha 2017, outra reestilização separou a Saveiro do Gol e do Voyage com uma frente exclusiva, que os “irmãos” acabaram adotando depois. A Cross passou a vir de série com central multimídia.

Em 2019, a Volkswagen enxugou o número de versões da Saveiro e deixou a Cross somente disponível com cabine dupla. A picape também passou a ser equipada com revestimento dos bancos em couro sintético na cor marrom. Desde então, segue sem alterações.

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Fonte: direitonews

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