Volkswagen promete lançar seu 1º carro elétrico no Brasil até 2025


Das três maiores fabricantes de veículos do Brasil – Fiat, Volkswagen e Chevrolet -, a fabricante alemã é a única que ainda não tem um modelo elétrico em sua gama de automóveis e comerciais leves. Mas ao que tudo indica, essa situação deve mudar nos próximos dois anos, quando a Volkswagen lançará seu primeiro carro elétrico no Brasil.

O modelo, ainda não revelado, é um dos 15 lançamentos anunciados no ano passado. Cinco deles já chegaram ao mercado: Jetta GLI, facelift do Polo e Virtus, Polo Track e Polo GTS.

Entre algumas das estreias estão os renovados T-Cross e Nivus, facelift do Tiguan Allspace, atualização da Amarok e da Saveiro e o SUV compacto baseado no Gol (que vai concorrer com o novo SUV da Renault).

Por fim, o representante movido a energia elétrica deverá ser o ID.4. Se o nome não lhe soa estranho, não se engane: o SUV, junto com o hatch elétrico ID.3, participaram de testes, eventos e exposições para testar a aceitação do público brasileiro em 2021, mas não foram lançados.

Apresentado globalmente em 2020, o ID.4 é movido por um motor de 204 cv e 31,6 kgfm e instalado no eixo traseiro. Suas baterias têm capacidade para armazenar 77 kWh e garantem autonomia de até 520 km. A velocidade máxima é limitada em 160 km/h e o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

Com 4,58 m de comprimento, o grandalhão é 12 cm maior que o Taos. Já o entre-eixos (2,77 m), a largura (1,85 m) e a altura (1,63 m) chegam a números parecidos com os do Tiguan Allspace, mesmo se tratando de um carro para cinco ocupantes.

Além disso, o SUV é um “primo mais barato” do Audi Q4 e-tron, carro com o qual compartilha plataforma, alguns equipamentos e conjunto mecânico.

Falando no pacote de equipamentos, caso o ID.4 venha ao Brasil, será o Volkswagen mais tecnológico já vendido no Brasil. Ele conta com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, detecção de pedestres e ciclistas, reconhecimento de placas de trânsito, assistente de estacionamento, assistente de manutenção de faixa, piloto automático e head-up display com realidade aumentada.

Por dentro, o carro de nada lembra os SUVs mais caros da marca, como o Taos, por exemplo. O interior segue a onda do minimalismo e dispensa botões analógicos no painel e no console central. Assim, todos os comandos ficam centrados na tela multimídia de 10”.

Na Europa, o ID.4 parte de 46.335 euros, cerca de R$ 257 mil na conversão direta, sem impostos inclusos. Se vier para o Brasil, o carro concorrerá com modelos como o Chevrolet Bolt EUV e o BYD Yuan Plus (R$ 269.990). Para não rivalizar com SUVs elétricos premium, o Volkswagen terá de custar menos do que o Volvo XC40 Recharge (R$ 329.990), por exemplo.

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Fonte: direitonews

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