Volkswagen Polo x Hyundai HB20: qual vence o duelo de hatch 1.0 com câmbio manual?


Na edição de novembro do ano passado, colocamos frente a frente oito hatches compactos com preços na casa dos R$ 80 mil. Na ocasião, o Hyundai HB20 Comfort superou o Volkswagen Polo MPI por detalhe. Agora, em clima de revanche, reconvocamos o hatch sul-coreano produzido em Piracicaba (SP), mas desta vez para encarar o novo carro de entrada da Volkswagen, Polo Track.

Antes de começar o embate, uma explicação. O Polo Track foi lançado em fevereiro como sucessor direto do Gol — herdou inclusive o preço, que, por sinal, já subiu: era R$ 81.370 antes do programa de descontos do governo. Com o incentivo, a tabela é de R$ 74.990.

Na prática, o Polo Track é quase o mesmo carro que enfrentou o HB20 em novembro. Do lado de fora, portas, capô, tampa do porta-malas, lanternas e boa parte da estrutura são iguais aos do Polo MSI. Dentro, as duas versões compartilham painel, quadro de instrumentos e volante.

Mas há diferenças? Sim; começando pelo preço. O Polo MPI é tabelado em R$ 86.390 (R$ 78.390 com o programa do governo). Assim, é natural que o Polo Track seja mais despojado de equipamentos.

Esse corte fez com que o Polo ficasse mais barato do que o HB20, saindo na frente no confronto. De novembro para cá, a Hyundai reajustou a tabela da versão Comfort em quase R$ 5 mil, elevando o preço de R$ 79.990 para R$ 85.590. Com o desconto do goveno, o preço é de R$ 77.590. Portanto, por ser R$ 2.600 mais em conta, o Volkswagen começa em vantagem.

Porém, se você não quer apreciar apenas o ronco do motor 1.0 de três cilindros, é melhor usar essa grana para instalar uma central multimídia, já que o Polo Track sai de fábrica com um tampão plástico no lugar do rádio.

Outra opção é pagar R$ 920 para a própria Volkswagen e receber o hatch com o pacote Media Plus II, que inclui um rádio com conexão Bluetooth, alto-falantes, antena de teto, portas USB-C e volante multifuncional. Quer um sistema multimídia? Melhor partir para o Polo MPI ou instalar em alguma loja especializada. Ou então colocar o HB20 Comfort na garagem.

O Hyundai traz, de série, uma central multimídia com tela de 8 polegadas e conexões Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de fios. E se o HB20 Comfort já superava o Polo MPI em equipamentos no comparativo de novembro, a situação só piora para o Polo Track. Afinal, a nova versão de entrada trocou os faróis de LED por luzes halógenas e nem sequer recebe pintura nas maçanetas externas e nas capas dos retrovisores. O visual, em relação às demais versões, também é simplificado. Ao menos a calota pintada de preto confere certa personalidade ao hatch.

Entretanto, nem uma calota charmosa salva o Polo e seu singelo pacote de equipamentos. O HB20 oferece controlador de velocidade de cruzeiro, retrovisores e vidros traseiros elétricos e seis airbags, contra quatro do Polo. Para economizar, a Volkswagen ainda optou por bancos com apoio de cabeça fixo e um acabamento simplificado. O Hyundai, além de ter um desenho mais inspirado, conta com texturas de qualidade superior.

Identificar um Polo Track e saber diferenciar essa versão das demais será tarefa fácil até mesmo para quem estiver à bordo de um HB20. Para isso, basta perceber se o Volkswagen está lento ou não. Se o Hyundai levou já longos 15,1 segundos para ir de zero a 100 km/h na pista do TMT Campo de Provas, o hatch produzido em Taubaté (SP) conseguiu ser consideravelmente mais lento: foram intermináveis 16,6 s para cumprir a mesma prova.

E os maus resultados do Polo Track se repetiram em todos os demais ensaios de desempenho. Na retomada de 80 km/h a 120 km/h, a diferença beirou 5 s a favor do HB20. Na vida real, isso significa que quem estiver ao volante do Volkswagen levará muito mais tempo para fazer qualquer ultrapassagem em velocidades elevadas, devendo planejar muito melhor. Curiosamente, o motor de três cilindros da marca alemã tem números melhores do que os índices do sul-coreano: 84 cv contra 80 cv e 10,3 kgfm ante 10,2 kgfm.

O HB20 voltou a superar o Polo nas provas de frenagem e quase arrancou um empate nos testes de consumo, nos quais o hatch da Volks se saiu um pouco melhor nos cenários rodoviários. Isso pode ser explicado pelo fato de o câmbio manual de cinco marchas ter relações mais curtas no Hyundai. Tanto que, a 120 km/h, é praticamente impossível manter uma conversa sem aumentar o tom de voz. Na cabine do Polo Track, além de se sentir o motor mais relaxado, o isolamento acústico é melhor.

Por mais estranho que possa parecer diante dos números de desempenho, dirigir o Polo Track é mais agradável do que guiar o HB20 Comfort. No conjunto da obra, o Volkswagen oferece melhor ergonomia, boa posição de dirigir, câmbio com engates mais precisos e ótimos acertos de suspensão e direção. O Hyundai não é ruim, longe disso. Só não tem um ajuste fino tão bem equilibrado.

Apesar de serem carros compactos na faixa de 4 metros de comprimento, o Polo tem um dos melhores aproveitamentos de espaço da categoria. Com 2,57 m de entre-eixos, só não supera o Renault Stepway e ganha com folga do HB20, que tem 2,53 m. A largura um pouco menos acanhada do Volkswagen reduz o risco de esbarrões nos ombros dos ocupantes. No porta-malas, empate: ambos comportam 300 litros.

No pós-venda, Polo e HB20 se alternam entre alguns custos astronômicos e outros camaradas. Por exemplo, a Volkswagen cobra quase 80% menos pela cesta de peças. Parte da explicação está na troca dos faróis de LED por luzes halógenas, consideravelmente mais baratas. O seguro do Polo também é mais em conta na cotação da Minuto Seguros. Mas o HB20 dá o troco nas três primeiras revisões, que são 84% mais baratas do que as do Polo.

No fim das contas, o confronto segue equilibrado. Entretanto, não foi dessa vez que a revanche veio. O Hyundai HB20 pode até ter ficado mais caro, mas a diferença é pequena para compensar um pacote de equipamentos de conforto e segurança mais pobre e um desempenho pior. Assim, nova vitória do hatch sul-coreano. Que venha o próximo desafiante.

*Cesta de peças: Retrovisor direito, farol direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível

**Seguro: O valor é uma média entre as cotações das principais seguradoras do país com base no perfil padrão de Autoesporte, sem bônus. O levantamento foi feito pela Minuto Seguros

Nem mesmo os menores custos de compra e da cesta de peças ajudaram o Polo Track a superar o Hyundai HB20. Isso porque, além do corte no preço, a Volkswagen retirou importantes itens de série de seu hatch compacto. O Polo é menos equipado e também perdeu para o HB20 nas provas de aceleração, retomada e frenagem.

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Fonte: direitonews

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